Impermeabilizante: 7 tipos que você precisa conhecer

Impermeabilizante: 7 tipos que você precisa conhecer

Se você trabalha com construção, com certeza, já ouviu falar em impermeabilizante, certo? Afinal, ele é um produto essencial para evitar problemas com umidade e garantir a integridade da obra. 

E você, provavelmente sabe que ele pode ser aplicado tanto dentro quanto fora do ambiente, não é mesmo? Mas será que você conhece todos os tipos de impermeabilizante, ou quais são os sistemas de impermeabilização?

Bom, é sobre isso que falaremos no artigo de hoje: tudo o que você precisa saber sobre os impermeabilizantes e como eles podem te ajudar a garantir bons resultados na obra. Vamos lá!

O que é um impermeabilizante e para que ele serve?

O impermeabilizante é um produto amplamente utilizado na construção civil para tornar superfícies resistentes à penetração de água ou outros líquidos, auxiliando na proteção contra umidade e infiltração na parede, teto ou em diversas etapas da construção. Ele pode ser aplicado em diversos materiais, como concreto, tecidos, madeira, cerâmica, entre outros.

Sua principal função é criar uma barreira para impedir a água de atravessar o material onde o produto foi aplicado para evitar o surgimento de infiltrações, vazamentos e deteriorações.

Como o impermeabilizante funciona?

A água tem uma grande capacidade de se movimentar por áreas subterrâneas e se infiltrar em qualquer lugar, avançando pela gravidade ou pela capilaridade. Ela também consegue exercer algumas funções positivas, chamadas empuxo, ou negativas, como nos elementos que compõem as estruturas. Nesses casos, acontecem as infiltrações. 

E é nessas funções negativas, onde ocorre a infiltração da água, que o impermeabilizante atua como protetor dos elementos estruturais. A proteção forma uma trilha segura para a passagem do líquido sem estragar os materiais utilizados. 

De forma simplificada, o impermeabilizante age na eliminação, ou redução, da porosidade dos materiais usados durante as obras, como as tintas e é essa ação faz com que o produto preencha as infiltrações e isole a umidade, evitando rachaduras no teto, paredes e em outras estruturas.

Na indústria de construção civil, os produtos impermeabilizantes são utilizados em diversos locais, mais especificamente em:

  • Pisos;
  • Telhados;
  • Fundações;
  • Reservatórios;
  • Paredes;
  • Piscinas. 

Independentemente de qual for o projeto de obra, o uso de impermeabilizante torna qualquer obra muito mais segura e duradoura. No mercado existem diferentes categorias de produtos impermeabilizantes e você encontra todos eles aqui na Comercial Carvalho.

impermeabilizante

Sistemas impermeabilizantes

Apesar de muita gente não saber, existem diferentes sistemas de impermeabilização que podem ser aplicados na construção civil. Cada uma deles possui suas características e são indicados para aplicações específicas. Separamos cada um deles aqui para você conhecer melhor.

  • Rígido

Esse tipo de impermeabilização deixa a superfície ainda mais impermeável, já que incorpora em sua fórmula materiais como argamassa polimérica, concreto impermeável, produtos à base de cimento e diferentes aditivos químicos que formam uma camada ainda mais resistente de água. 

Mas, apesar disso ele não funciona tão bem com outros elementos estruturais, sendo assim, sua aplicação não é recomendada em ambientes que possuem grandes variações de temperaturas. Ela é mais utilizada em áreas como lajes, piscinas e reservatórios.

Sua aplicação deve ser feita em ambientes que não possuem fissuras, como os subsolos e galerias subterrâneas, já que nesses locais a temperatura é sempre constante. 

  • Flexível

Feitas com produtos e substâncias que contêm elastômeros e polímeros para se adaptarem a movimentações estruturais, a impermeabilização flexível é recomendada para ambientes sujeitos a sofrerem com as fissuras. 

Ou seja, locais em que existem grandes variações de temperaturas, como coberturas, varandas e lajes. Os impermeabilizantes mais comuns, neste caso, são as mantas asfálticas e membranas sintéticas. 

  • Injeção

Esse sistema é utilizado para corrigir infiltrações já existentes. Ele consiste na injeção de resinas ou produtos químicos nos locais afetados, preenchendo as fissuras e criando uma barreira à passagem da água.

  • Cristalização

Na impermeabilização por cristalização, é aplicado um produto químico que penetra no substrato e reage com os componentes do concreto, formando cristais insolúveis que bloqueiam a passagem da água. É comumente utilizado em estruturas de concreto, como reservatórios e túneis.

  • Pintura

Consiste na aplicação de tintas impermeabilizantes diretamente na superfície a ser protegida. Essa tinta cria uma camada impermeável que impede a penetração de água da chuva. É comumente utilizado em áreas como paredes, fachadas e superfícies expostas às intempéries.

Cada um desses sistemas de impermeabilização devem ser aplicados seguindo as recomendações de aplicação, caso contrário, os resultados esperados podem não tão vantajosos. 

É importante escolher o sistema de impermeabilização adequado de acordo com as características do local, o tipo de superfície e as necessidades específicas, além de contar com a orientação de um profissional especializado em impermeabilização para garantir a eficácia e durabilidade do sistema escolhido.

impermeabilizante

Tipos de impermeabilizantes mais usados

Assim como existem diferentes sistemas de impermeabilização, também existem diferentes tipos de impermeabilizante. Agora chegou o momento de conhecer quais são eles e onde eles são aplicados.

  1. Argamassa polimérica

Formada por polímeros, cimento e aditivos, a argamassa polimérica é considerada um tipo de revestimento. Sua aplicação é indicada para rodapés, piscinas, reservatórios de água, poços de elevador e subsolos. Se você deseja aprender mais sobre argamassas poliméricas, leia o conteúdo completo em nosso blog.

  1. Emulsão asfáltica

É formada por meio da mistura de água, agentes dispersantes e material asfáltico. Indicada para locais como fundações, terraços, lajes e áreas frias. Sua aplicação é realizada a frio, ou seja, já vem pronta para o uso. 

  1. Hidrofugante

    Pouco conhecido, esse tipo de impermeabilizante é recomendado para ser aplicado em superfícies que contenham minerais. Tem como foco principal afastar a água, ideal para a aplicação em telhas de cerâmica, tijolos aparentes, concreto e fachadas de pedras e cerâmicas porosas. 

    1. Manta acrílica

    Tem como base o acrílico, elastômeros e elementos de uma membrana líquida. Conhecida também como emulsão acrílica, é indicada para ambientes expostos às variações do clima, como lajes, coberturas, paredes externas e marquises. 

    1. Manta de impermeabilização

    É um dos produtos impermeabilizantes mais utilizados e pode ser encontrada em três versões: acrílica, asfáltica e líquida. 

    A manta asfáltica é altamente resistente e pré-fabricada, indicada para ambientes com mais de dez metros quadrados onde há grande circulação de pessoas. Já a manta líquida segue a recomendação oposta, ou seja, deve ser usada em locais menores e com pouca movimentação de pessoas. 

    A versão acrílica é mais voltada para aplicação em telhado, isso porque ela ajuda a reter o calor causado pelo sol, evitando o desconforto térmico nos ambientes. 

    1. Impermeabilizantes aditivos

    Eles são utilizados ainda durante a obra. São indicados para impermeabilizar as fundações de blocos e tijolos, e também, de argamassas usadas nos revestimentos aplicados em paredes e contrapisos de ambientes úmidos. 

    1. Aditivos plastificantes

    Perfeito para quem busca maior aderência em blocos de concreto e tijolos, os aditivos plastificantes são a melhor opção. Eles devem ser aplicados na superfície, antes da argamassa, reduzindo assim, as fissuras que surgem durante a secagem.

    Viu só como os impermeabilizantes são versáteis? Cada um dos citados acima fará a diferença de uma maneira única no sucesso da sua obra. 

    Leia mais: 7 coisas que você precisa saber antes de começar uma obra

    Como aplicar o impermeabilizante?

    A aplicação do impermeabilizante depende muito do produto escolhido que será utilizado e da superfície a ser impermeabilizada. Cada uma tem o seu próprio modo de aplicação, recomendados pelos fabricantes, por isso é importante se atentar a esses tópicos antes de aplicar.

    Mas, independente de qual será o impermeabilizante usado, é necessário seguir alguns passos. O primeiro e mais importante é limpar toda a superfície, removendo todas as sujeiras e impurezas do local. 

    Após limpar a superfície, é o momento de preparar o impermeabilizante que será utilizado, seguindo todas as instruções de preparação. Para aplicação são usados rolos, brochas ou trinchas.

    É fundamental respeitar os prazos pré-determinados de emenda e secagem, antes de aplicar as outras demãos. No final do processo é recomendado realizar um teste de estanqueidade, que serve para verificar se existe ou não vazamentos. 

    Impermeabilizante provisório, quando usar?

    Sim, os impermeabilizantes provisórios existem! Eles são recomendados para construções recentes e que não tenham passado pelo processo de impermeabilização necessário. Ou seja, ele serve como solução instantânea para impedir infiltrações e é feita de forma emergencial. 

    Embora não seja aconselhável utilizá-los de forma definitiva, eles podem ajudar muito em casos de emergência. Entre as opções estão a fita adesiva impermeável ou o famoso plástico bolha.

    5 vantagens da impermeabilização

    Sem dúvidas, o processo de impermeabilização realizado na construção civil deve ser feito de forma eficaz para não acontecer possíveis problemas no futuro do projeto. Não realizar esse processo, ou então, fazê-lo de qualquer jeito, pode causar inúmeros prejuízos a obra.  

    Sendo assim, separamos algumas das principais vantagens do uso do impermeabilizante para você não esquecer de usá-lo em sua obra. Olha só:

    1. Evita alterações na construção

    Antes de mais nada, você já deve saber que os vazamentos de água ou a umidade nas estruturas das edificações, independente de ser um apartamento ou casa, leva à corrosão das estruturas de aço utilizadas na sustentação. 

    Com isso, acontece a deterioração do concreto, comprometendo seriamente a solidez da construção. Quando feita de maneira correta, a impermeabilização evita essas alterações que podem ocorrer nas edificações. 

    1. Economia 

    Aqui entra a questão do custo-benefício. Muitas pessoas preferem evitar essa etapa da obra por considerar o custo da impermeabilização um pouco elevado e isso é um grande erro. 

    Os valores gastos para corrigir os problemas de infiltrações e umidade por falta de impermeabilização são bem superiores aos valores gastos durante a obra. Muitas vezes, um problema deste nível requer um trabalho maior e mais gasto com materiais, que poderiam ter sido economizados com a compra de impermeabilizantes. 

    1. Preserva os ambientes

    É muito comum que as infiltrações causem mofo e emboloramento em algumas partes da casa, principalmente nas paredes ou tetos. 

    As manchas causadas acabam desvalorizando os ambientes e, por mais tinta e produtos que sejam usados, eles sempre voltam. Isso acontece porque o problema não foi resolvido. 

    Com os impermeabilizantes, isso não acontece, já que eles combatem o problema desde o seu início. 

    1. Construções mais duráveis 

    Sim, essa é talvez uma das maiores vantagens dos produtos impermeabilizantes. Quando executada por pessoas habilitadas e especializadas, a garantia de um serviço bem feito e seguro é certa. 

    Isso vale tanto para as estruturas, quanto para a impermeabilização, que acaba tendo maior durabilidade, diminuindo as incertezas. Mesmo assim, não se esqueça de realizar as manutenções periódicas, indispensáveis em qualquer construção.

    1. Acaba com a umidade

    Quando as construções não contam com um serviço de impermeabilização, ou então com um que foi mal-executado, os problemas com infiltrações e umidades tendem a gerar grande transtorno. 

    Como a umidade aumenta a proliferação de fungos e bactérias, as chances de aparecerem problemas como asma, conjuntivite, alergias e até mesmo rinite, aumentam significativamente. 

    Para saber mais como detectar e evitar infiltrações, leia o conteúdo completo em nosso blog.

    Encontre os melhores impermeabilizantes na Comercial Carvalho

    Como você viu ao longo deste conteúdo, os impermeabilizantes são produtos que criam uma camada de proteção nas superfícies onde são aplicados. Essa camada faz com que fungos, bactérias, mofo e umidade sejam afastados do ambiente, garantindo assim, a integridade da estrutura e diminuindo as chances do aparecimento dos problemas causados pela umidade e pelas infiltrações, aumentando a segurança e durabilidade das construções. 

    Então, se você está a procura de impermeabilizantes para a sua obra, a Comercial Carvalho é o lugar certo. Somos a maior distribuidora de materiais para construção em São Paulo e temos o maior estoque de produtos Sika do Brasil, garantindo a qualidade e eficiência que a sua obra merece.

    Se você quer garantir esse e muitos outros produtos, acesse a loja da CAC e faça já o seu pedido.

    Deixe um comentário

    Fechar Menu
    ×
    ×

    Carrinho