7 coisas que você precisa saber antes de começar uma obra

7 coisas que você precisa saber antes de começar uma obra

Quem nunca teve dor de cabeça com uma obra? Se você está lendo isso agora, tenho certeza que já teve ou conhece alguém que teve bastante dor de cabeça na hora de construir.

De fato, obra é uma coisa que dá trabalho, mas existem algumas dicas que pode te ajudar e deixar tudo muito mais simples e fácil. Separamos elas para você aqui neste conteúdo. Continue lendo esse artigo e veja como simplificar a sua obra!

A importância do planejamento de obra

Quando olhamos uma construção pronta, nem imaginamos todo o trabalho feito até chegar aquele ponto. A verdade é por trás de uma construção existem muitas etapas e muito antes do canteiro de obra começar a ser montado, o planejamento precisa ser feito detalhadamente para garantir o sucesso do projeto.

Sem mais delongas, vamos ver quais são as etapas de um planejamento de obra!

As 7 etapas principais de uma obra

Como falamos, o planejamento é item obrigatório na hora de construir. Com ele, os imprevistos e prejuízos diminuem bastante, garantindo o sucesso do seu projeto. Mas, ele sozinho também não resolve todos os problemas, mostrando a importância da comunicação entre todos os setores envolvidos.

Para te ajudar, veja agora por onde você começa a planejar a sua obra!

1- Orçamento

Podemos dizer que essa é uma das partes principais, afinal, ela irá definir o restante do projeto. Ao realizar o planejamento financeiro, o orçamento deve estar lá e precisa conter todos os custos envolvidos, desde o começo até o término da construção. Nele é preciso especificar os seguintes custos:

  • Mão de obra;
  • Material utilizado;
  • Estoque de materiais e equipamentos;
  • Locação de equipamentos;
  • Preparação do terreno;
  • Regularização;
  • Licenciamento.

Importante ressaltar ser normal a ocorrência de imprevistos durante a obra, o que torna indispensável incluir no orçamento uma margem de erra. Assim, é possível evitar surpresas caso precise dispor de um dinheiro não planejado.

2- Cronograma

A elaboração do cronograma é uma das partes mais importantes e também mais complicadas. É preciso avaliar o projeto, os recursos e mão de obra à disposição, o tempo (tanto o clima quanto a questão de prazo) e os imprevistos.

O cronograma começa a ser elaborado a partir do projeto da obra e seus desdobramentos específicos. A partir daí, é preciso ordenar a ordem das atividades, estabelecer prazos, sempre atentos às atividades que dependem umas das outras.

Lembre-se que durante a obra é muito provável que o cronograma passe por reajustes, mas ainda assim ele evita maiores contratempos.

3 – Redução de custos

Essa é a parte que todo mundo gosta, não é?! De fato o custo de uma obra costuma ser bastante elevado, mas existem alguns motivos que ajudam a encarecer ainda mais o projeto. Trouxemos este tópico justamente para te ajudar a evitar esses problemas, são pequenos pontos que podem fazer toda a diferença, positiva ou negativamente.

  • Atente-se a estocagem do material: a estocagem inadequada pode comprometer os materiais, levando ao prejuízo;
  • Mão de obra excessiva: verifique se a quantidade de trabalhadores contratados é realmente necessária para o seu projeto;
  • Falta de planejamento: como já dissemos, a falta de planejamento pode trazer prejuízos para o projeto inteiro;
  • Transporte inadequado de peças e materiais: pode comprometer a qualidade dos materiais e causar danos às peças, que precisarão ser substituídas;
  • Retrabalho: é melhor fazer o melhor logo na primeira vez, certo?!

Atentando-se a esses pontos, já é possível reduzir bastante os custos da obra.

4- Locação de equipamentos

Essa é uma etapa fundamental, mas costuma consumir uma boa parte do orçamento do projeto. Por isso, antes de locar qualquer equipamento, faça um orçamento, certifique-se da qualidade daquele fornecedor, se a manutenção ou garantia está inclusa, disponibilidade e condições dos materiais.

Opte também por uma empresa que te ofereça disponibilidade, já que imprevistos podem acontecer durante a obra. Lembre-se, o menor preço nem sempre é o mais vantajoso. É preciso analisar o serviço e os diferenciais oferecidos como um todo.

5- Escolha dos materiais

O que faz uma obra ficar de pé, sem avarias e problemas estruturais, é a qualidade dos materiais colocados nela. Então fique atento, não escolha materiais de baixa qualidade, sem eficiência comprovada. Num primeiro momento, essa pode até parecer uma escolha mais vantajosa, mas logo as desvantagens vão aparecer. Sua construção pode perder muito tempo de vida útil com essa escolha.

Opte sempre por materiais de alta qualidade, de marcas renomadas do mercado, como Sika, Waterproof, Vedacit, Quartzolit, Viapol e outras. Todas elas você encontra aqui na Comercial Carvalho, a maior distribuidora de materiais de construção em São Paulo.

Você pode conferir a lista completa de materiais de construção disponíveis na Comercial Carvalho clicando aqui!

5 – Segurança do trabalho

Diversos perigos estão escondidos em canteiro de obra, oferecendo riscos aos profissionais. Por esse motivo, a segurança do trabalho é algo imprescindível em qualquer obra.

Os responsáveis pela obra devem incluir no planejamento e no orçamento ações e equipamentos que ajudam a preservar a saúde de seus trabalhadores.

Importante lembrar que toda vez que um acidente de trabalho acontece, a obra atrasa, acarretando prejuízos para todos. E caso a obra não esteja regularizada quanto a questão de segurança do trabalho, ela pode ser multada.

6 – Gerenciamento das atividades

Acompanhar e gerenciar a obra garante o andamento  de todas as etapas conforme o planejado. É preciso avaliar também a qualidade do que está sendo desenvolvido para evitar retrabalho, e consequentemente, prejuízos.

Outros aspectos importantes da obra que devem ser constantemente monitorados são:

  • Organização;
  • Limpeza do local de trabalho;
  • Utilização correta dos equipamentos de segurança;
  • Proteção da obra;
  • Cumprimento da legislação, normas e licenças.
  • Cumprimento dos prazos.

O Relatório Diário de Obras (RDO) deve ser elaborado para ajudar no acompanhamento dessas atividades. Ele é importante inclusive para contratante avaliar o caso se houver necessidade de aumentar o prazo da obra. Esse gerenciamento é importante para evitar multas contratuais por parte da contratante.

7- Ajustes de prazo

Apesar do planejamento, imprevistos acontecem. Podemos citar muitos motivos para isso: o clima, afastamento de funcionários, atraso dos fornecedores, erros de execução, embargos, e outros.

Os responsáveis pela gestão da obra devem estar atentos a esses acontecimentos para realizar ajustes nos prazos e garantir o cumprimento do cronograma inicial o máximo possível.

Ele também deverá avaliar se há a necessidade de aumento de funcionários e equipamentos para cumprir os prazos determinados.

A Comercial Carvalho te ajuda a garantir a eficiência da obra!

Com mais de 20 anos de experiência no mercado da construção civil, a Comercial Carvalho é maior distribuidora de São Paulo e a maior distribuidora de produtos Sika do Brasil.

Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e garantimos não só a qualidade dos produtos oferecidos, como do atendimento e da logística. Silicone, selantes, manta asfáltica, impermeabilizantes, argamassas, tudo isso você encontra aqui.

Nosso setor de atendimento é personalizado e especializado, conseguindo te auxiliar em todas as suas dúvidas. Já nosso setor de logística garante a eficiência que você sempre sonhou, com entregas em até 48h para a grande São Paulo, interior de São Paulo e Litoral. E para quem quer agilidade, a CAC Express é uma ótima escolha! Com entrega via motoboy, garantimos a redução no tempo e prazo de entrega, economia e maior satisfação do cliente.

Além disso, a Comercial Carvalho conta com a ArenaBlu, um centro de treinamento para ajudar na capacitação de profissionais. Junto às maiores marcas do mercado, estamos ajudando a construir o futuro da construção civil através do conhecimento.

Na Comercial Carvalho você tem isso e muito mais! Entre em contato com nossa equipe e garanta já os melhores produtos para a sua obra! Nossos vendedores estão te esperando, é só clicar aqui!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho