Manta líquida: tudo sobre esse impermeabilizante

Manta líquida: tudo sobre esse impermeabilizante

A manta líquida, assim como outros  produtos impermeabilizantes, é essencial para garantir a integridade e durabilidade nas construções. 

Uma das coisas que mais chama atenção neste sistema de impermeabilização é que o ambiente onde será aplicada pode ser liberado em pouco tempo para o uso. Sem contar que ele não exige que seja usado maçarico e fogo para aplicação, como é feito com a manta asfáltica.

Por essas e outras razões que a manta líquida tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, sendo uma das melhores opções para impermeabilização. 

Quer entender mais do que estamos falando? Então continue acompanhando este artigo!

O que é a manta líquida?

Manta líquida é o nome mais conhecido da membrana líquida. Ela nada mais é do que um tipo de impermeabilizante que pode ser fabricado com base em diferentes matérias-primas, como por exemplo, os polímeros acrílicos, silicone, poliuretano e até mesmo o asfalto.

Ou seja, a manta líquida é um sistema de impermeabilização muito flexível. Por ser muito versátil, ela possibilita que a aplicação seja realizada em diferentes locais, dentro e fora das construções.

Depois que foi aplicada e está seca sobre a superfície, ela forma uma camada de membrana protetora, altamente flexível e resistente, evitando as infiltrações e umidade nos ambientes em que está presente. 

O objetivo deste sistema de impermeabilização é proteger a estrutura das construções de variações climáticas, como é o caso dos ventos, raios solares e chuva. 

Para se adequar a decoração dos espaços, alguns fabricantes disponibilizam a manta líquida em determinadas cores: branca, bege e concreto, entre outras. 

Importante observar que a manta líquida não deverá ser aplicada em áreas onde haverá trânsito de pessoas ou veículos.

Vantagens da manta líquida

Por ser um produto altamente versátil, a manta líquida oferece diversas vantagens quando aplicada de maneira correta. Entre elas podemos destacar:

  • Ela é comercializada pronta para ser usada;
  • Sua aplicação é realizada a frio;
  • Possui excelente aderência às diferentes superfícies em que é aplicada;
  • Possui alta impermeabilidade e resistência;
  • Não possui componentes inflamáveis;
  • Permite a vedação de pequenas fissuras: entre 0,2 mm e 0,5 mm;
  • Possui alta resistência aos raios UV;
  • Reduz o calor nos ambientes em que está aplicada. 

3 passos para aplicar a manta líquida

Para que o processo seja realizado de forma correta e ofereça os resultados desejados, é preciso se atentar ao passo a passo de aplicação da manta líquida. Cada fabricante possui suas próprias orientações e recomendações, mas no geral, os passos são:

1º passo: limpeza 

Independente do sistema de impermeabilização utilizado, o primeiro passo é e sempre será a limpeza da superfície, assim como a sua regularização. Muitas vezes essa etapa é deixada de lado, principalmente pelas equipes mais inexperientes, mas ela é fundamental! 

Impurezas como graxa ou desmoldantes, por exemplo, podem afetar diretamente a manta líquida aplicada. 

2º passo: preparação 

Depois de limpar e higienizar a superfície onde a manta líquida será aplicada, é importante observar e se certificar que ela esteja totalmente seca. Sendo assim, caso haja a necessidade de lavar a superfície, é recomendado esperar até que ela esteja totalmente seca para aplicar o produto. 

No caso das lajes concretadas recentemente, a maioria dos fabricantes recomenda que aguarde mais ou menos 28 dias até a aplicação da manta líquida. Os cantos, ralos e rodapés também merecem atenção, ou seja, todos devem ser arredondados (nas obras esse processo é conhecido como meia-cana). 

A área onde a manta líquida será aplicada deverá ser regularizada com caimento em direção aos ralos ou área de escoamento de água.

3º passo: aplicação

Para garantir resultados efetivos, a manta líquida deve ser aplicada com mais de uma demão. Normalmente, ela é comercializada em embalagens que vão de 4 a 12 kg, prontas para a aplicação.

É aplicada diretamente na superfície, já limpa e higienizada, com o auxílio de uma trincha ou então um rolo. Os fabricantes sugerem que para a primeira demão, a manta líquida seja diluída em água, considerando a proporção de 10%.  

O comum é que o processo de aplicação tenha até 3 demãos. O intervalo de cada aplicação deve ser de no mínimo três horas cada (verificar na embalagem a recomendação do fabricante). 

Manta líquida: dicas para a aplicação

Dica nunca é demais, não é mesmo? Por isso, separamos algumas para te ajudar a realizar a aplicação correta e eficiente. Confira:

  1. Mesmo que já venha pronta para uso é indicado que antes de ser aplicado, o produto seja mexido até ficar mais homogêneo;
  1. Antes da aplicação, a superfície deve ser preparada para receber a manta líquida. Geralmente, essa preparação é realizada com o uso de argamassa;
  1. Para as aplicações em telhados é importante que eles estejam bem limpos;
  1. O ideal é que a manta líquida seja aplicada com o apoio de um rolo de lã, ou então, de uma trincha;
  1.  Para melhor aderência do produto, é recomendado que na primeira demão ele seja diluído na água. Para isso, siga as orientações do fabricante;
  1. A partir da segunda demão, a manta líquida deve ser aplicada em forma original, ou seja, sem ser diluída.
  1. Áreas consideradas críticas (ralos, drenos, tubos e cantos), devem receber reforço de uma tela de poliéster.
  1. Sempre informe o fabricante ou seu fornecedor sobre a dimensão da área onde a manta líquida será aplicada. Algumas têm limitação de dimensão

Seguindo essas recomendações, você irá obter ainda mais sucesso nos resultados da sua obra ou projeto!

  • Cuidados com o produto

Existem alguns cuidados que são fundamentais para evitar quaisquer problemas durante a aplicação de produtos químicos. No caso da manta líquida, destacamos as duas principais:

  • A manta não deve ser aplicada em superfícies em que a temperatura esteja abaixo de 10º ou acima de 35º, isso pode comprometer o processo de cura da manta líquida.
  • Caso o local de aplicação seja aberto, é importante cobri-lo com uma lona para evitar qualquer contato com água. Caso a superfície molhe, será preciso esperar até ela estar totalmente seca para continuar o processo. 
  • Precauções com a aplicação 

Por ser um produto químico, antes de aplicar a manta líquida é necessário consultar a FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos. Nela estão todas as recomendações e informações gerais sobre os riscos do produto. 

Ainda assim, existem algumas precauções que já são conhecidas nas obras referentes a aplicação da manta líquida. Por exemplo:

  • Sempre use luvas, óculos de proteção e roupas específicas para aplicar o produto;
  • Evite contato com os olhos, boca e pele;
  • Em caso de contato com a pele, enxágue abundantemente com água;
  • Assim que o serviço for finalizado, retirar as roupas, evitando o contato de resquícios do produto com a pele.

Quais os tipos de mantas impermeabilizantes existem?

De forma geral, existem duas classificações de mantas: as pré-fabricadas e as moldadas in loco. A manta líquida, no caso, pertence ao grupo das mantas moldadas. Sendo que no Brasil, o comum é encontrar a manta líquida acrílica, que são fabricadas com base em polímeros acrílicos. Já a manta pré-fabricada mais comum no país é a asfáltica. Ela já vem pronta para ser instalada.  

Diferença entre manta líquida e manta asfáltica

Manta asfáltica, é um dos sistemas de impermeabilização mais utilizados pelos engenheiros nas obras de construção civil. Isso se dá, pois, ela já vem pré-fabricada diminuindo a possibilidade de erros durante a aplicação, pois tem espessura constante.

A manta asfáltica é um dos impermeabilizantes que atua na prevenção de umidade e água que geram infiltrações e gotejamentos, protegendo os eletrodomésticos e móveis que ficam na parte interna dos projetos.  

Ele é usado basicamente para prevenir a proliferação de fungos e mofo, cuidando e mantendo a saúde das pessoas no ambiente, além de favorecer a durabilidade das estruturas. 

Já a manta líquida é um sistema de impermeabilização mais flexível. Feito de resina acrílica e com grande versatilidade, ela permite que sua aplicação seja realizada em diversos ambientes, tanto dentro quanto fora dos imóveis.

Por que escolher as mantas líquidas?

As mantas líquidas são grandes aliadas no combate a umidade, já que com o passar do tempo e por influências climáticas, as estruturas tendem a sofrer mais com as infiltrações. 

A infiltração é um problema que causa a proliferação de fungos e mofo, responsáveis pela deterioração das estruturas e também pelo agravamento de doenças como rinite, sinusite e 

Conte com a CAC na hora de adquirir sua manta líquida

Como vimos ao longo do conteúdo, a manta líquida possui fácil aplicação. Devendo ser aplicada diretamente na superfície, com o auxílio de rolos ou até mesmo, trinchas. 

Por ser um produto muito versátil e bastante flexível, a manta líquida pode ser usada tanto em áreas internas quanto externas, como em coberturas ou lajes. 

Com a camada de proteção formada, a estrutura será preservada e os problemas com umidade e infiltrações serão combatidos. 

Vale ressaltar que a eficiência dos resultados vai depender da execução do projeto e dos sistemas utilizados para a impermeabilização, ok? Ou seja, cada processo deve ser feito com os materiais adequados e seguindo todas as recomendações do fabricante. 

Na hora de adquirir sua manta líquida, ou qualquer outro produto para a sua construção, fale com a CAC! Aqui você encontra tudo o que precisa, das melhores e mais renomadas marcas do mercado.

Somos uma empresa referência no mercado, sempre levando as melhores soluções para os segmentos: automotivo, náutico, industrial e da construção civil. Atuamos com as melhores marcas do mercado, oferecendo serviços únicos e exclusivos, além de uma entrega rápida e prática!

Só aqui você encontra as melhores soluções em impermeabilização para você garantir um projeto de obra de sucesso.

Acesse o nosso site e conheça

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho