Qual a importância da impermeabilização na construção civil? Conheça os 7 melhores tipos

Qual a importância da impermeabilização na construção civil? Conheça os 7 melhores tipos

Entenda tudo sobre impermeabilização na construção civil, aprenda quais seus benefícios e comece a aplicar em seu negócio. Saiba mais! 

Planejar uma obra segura é uma tarefa que demanda tanto esforço quanto tirar doce de criança. Seja em construções relacionadas a empreendimentos comerciais, residenciais, industriais, entre outros, faz se necessária a idealização e execução do planejamento, respectivamente.

Um dos serviços que contribui para que tudo funcione em uma obra é a impermeabilização, bem como responsável por garantir que cada detalhe seja preservado, principalmente quando falamos em fatores externos.

Com este blog, você entenderá a importância da impermeabilização na construção civil, como ela pode ajudar o seu negócio e como a CAC possui papel fundamental. Tenha uma excelente leitura! 

Impermeabilização na construção civil: o que é? 

A impermeabilização na construção civil tem como principal objetivo selar, vedar ou colmatar materiais mais porosos e seus defeitos, que podem surgir a partir de problemas técnicos ou momentos estruturais. A impermeabilização tem como missão:

  • Proteger as superfícies de infiltrações;
  • Manter a durabilidade das construções;
  • Proteger os materiais aplicados.

Por que a impermeabilização na construção civil é tão importante? 

Quando falamos em construção civil, falamos em planejamento de obras, no cuidado com as infiltrações e no bem-estar final do projeto. A impermeabilização na construção civil é uma etapa fundamental, porém, que é comumente deixada de lado por conta de desinformação ou corte de gastos, o que pode acabar resultando em muitos problemas para a empresa contratante e a empresa contratada. Alguns desses problemas são:

  • Ambientes insalubres;
  • Aspecto desagradável;
  • Manchas, bolores, oxidação de armaduras.

Essas defasagens podem, além de prejudicar o resultado final, provocar custos altos e desnecessários, uma vez que os reparos dos danos provocados pela falta de impermeabilização chegam a 20% do custo total da construção. Daí surge a importância da impermeabilização na construção civil: ela protege os materiais, o resultado final da obra e o financeiro da empresa que está atuando no projeto. 

Como evitar o problema da falta de impermeabilização na construção civil?

O grande problema da aplicação de impermeabilizantes em construções é o planejamento inadequado. Isso porque muitas vezes os problemas da impermeabilização são notados apenas no final do projeto, o que acaba saindo caro.

Grande parte desses problemas podem ser eliminados logo no começo, caso contrário, todo o imóvel planejado e executado poderá entrar em risco. Por isso, é fundamental estudar sobre a impermeabilização na construção civil logo no começo do planejamento de obras, aplicá-lo, evitar danos e problemas financeiros. 

Tipos de impermeabilização: conheça os principais

Existem dois tipos de classificação para a impermeabilização na construção civil. Esses tipos levam em conta a possibilidade da construção sofrer algum dano. São eles: 

  • Impermeabilização rígida: deve ser utilizada em superfícies não afetadas pela variação da temperatura, movimento do solo ou protegidas a fissuras. É a aplicação de aditivos químicos e agregados que a torna impermeável. As estruturas mais recomendadas para este tipo de impermeabilização são piscinas enterradas, subsolos e galerias, poço de elevador, entre outros. 
  • Impermeabilização flexível: neste caso, é correto que a impermeabilização consiga absorver fissuras, e por isso, é indicada para superfícies em varandas, coberturas, terraços, piscinas suspensas, lajes, reservatórios de água superior, coberturas, etc. Normalmente ela é feita de materiais elastômeros e polímeros, que podem ser moldados (feitos no local) em membranas ou em mantas (pré-fabricados). 

Sistemas de impermeabilização na construção civil 

Cada sistema compreende uma técnica em específico para a aplicação dos impermeabilizantes, levando em conta características como o local da superfície a ser impermeabilizado e o tipo de material utilizado. 

  1. Argamassa polimérica: é um revestimento que une aditivos químicos, polímeros e cimento, formando um material consistente. Normalmente é o mais recomendado para subsolos, reservatórios de água, piscinas, entre outros. 
  1. Calafetador: é o sistema mais recomendado para vedar caixilhos, juntas, fissuras e trincas, pois possui propriedades seladoras. 
  1. Hidrorepelente ou Hidrofugante: este tipo de sistema é muito interessante, pois ele repele a água, o principal mal provocado pela infiltração e pela falta da impermeabilização. Ideal para utilização em tijolos, concreto, telhas, cerâmica porosa, entre outros. 
  1. Manta asfáltica: composto por polímeros assim como a argamassa polimérica, é armada com estruturante. É o melhor tipo de sistema de impermeabilização para lajes planas, inclinadas, piscinas floreiras, reservatórios de água e também demais áreas úmidas e molhadas.
  1. Emulsão acrílica: aqui, é formada uma membrana líquida feita a partir da junção da base acrílica com elastômero. Utilizada em superfícies como lajes, coberturas, paredes e outras que tenham contato com intempéries. 
  1. Emulsão asfáltica: ideal para áreas frias, terraços e lajes, a emulsão asfáltica é um monocomponente aplicado a frio e que necessita de proteção mecânica. 
  1. Lona: enfim, o último tipo de sistema de impermeabilização é a lona, que é feita a partir de um material que não permite a transmissão da água, e por isso, encaixa perfeitamente na impermeabilização de vigas, baldrames, contrapisos e lajes. 

A impermeabilização é um processo fundamental e indispensável, seja para a construção civil ou para qualquer outro segmento. Com sua aplicação, as estruturas são protegidas, possíveis erros previstos e a qualidade do serviço é preservada. Para aplicar corretamente a impermeabilização, é indispensável contar com um bom planejamento e bons materiais.

Com este blog, você aprendeu sobre cada detalhe da impermeabilização, agora, é hora de conhecer os produtos certos. Acesse nosso site e busque por “impermeabilizante”, e encontre as melhores opções para seu negócio!

Fonte: https://incopre.com.br/index.php/quais-sao-os-tipos-de-impermeabilizacao-usados-na-construcao-civil/

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho