Como escolher entre o silicone acético e o silicone neutro?

Como escolher entre o silicone acético e o silicone neutro?

Você sabe escolher entre o silicone acético e o neutro? O silicone é um material que tem sido cada vez mais utilizado na construção civil. Isso se deve ao fato de que o silicone serve para quase tudo durante uma obra, é aderente a vários materiais e pode ser aplicado desde para vedar uma janela até fixar um rodapé no chão.

Essa versatilidade de aplicações fez com que o silicone se tornasse um material muito pedido nos depósitos de materiais de construção. Ele facilita os processos de vedação e fixação, agilizando o trabalho e mantendo a qualidade. 

O silicone é usado principalmente como selante e impermeabilizante para diversos locais e superfícies. Atualmente existem dois tipos de silicones que são os mais utilizados, o neutro e o acético. Mas você sabe a diferença entre cada um deles? Continue lendo este conteúdo para descobrir.

Como escolher entre o silicone acético e o silicone neutro?

Os silicones são utilizados em diversos reparos na construção civil, principalmente por ser uma solução fácil, rápida e prática. No mercado, há basicamente dois tipos de selantes que são mais conhecidos: o silicone acético e o silicone neutro.

Cada uma tem as suas especificidades e por isso é bom conhecê-las bem antes de comprar para evitar frustração com o produto. Vamos conhecer um pouco mais de cada um?

O que é silicone acético?

O silicone acético é utilizado principalmente no setor da construção civil, industrial e moveleiro. Ele leva esse nome pois sua composição contém ácido acético e é fácil de identificar pelo cheiro ácido, parecido com o cheiro de vinagre.

A grande diferença do silicone acético é a ação fungicida. Ele é muito utilizado em banheiros ou cozinhas por causa da boa fixação em azulejos, vidros e cerâmicas, locais em que há umidade. Por causa da ação fungicida, esse tipo de silicone não deixa proliferar fungos que causam mofo e garantem um tempo de vida útil maior para o ambiente em questão. Mas essa não é a melhor opção de aplicação para superfícies metálicas por conta do ácido acético, que pode corroer o material.

Algumas das características do silicone acético são:

  • Resistente a raios UV
  • Alta resistência na fixação
  • Ótima adesão em vidros e azulejos
  • Não escorre em aplicações verticais
  • Recomendado para áreas externas e internas em que há umidade
  • Ação fungicida
  • Suporta movimentação de dilatação e contração em 25%
  • Liberação de ácido acético durante a secagem
  • Resistência à condições climáticas como chuva, neve e tempestades
  • Indicado para superfícies de alumínio e não porosas

Qual a melhor forma de aplicar silicone acético?

O silicone pode ser aplicado com uma pistola manual de sua preferência. A superfície deve estar bem higienizada, seca, sem gorduras, sem sujeira e sem restos de outros materiais, como tinta.

Para aplicar, delimite a área de aplicação com uma fita adesiva e aplique o selante de maneira uniforme. Retire a fita antes que o selante comece a secar e espere até que esteja totalmente seco. Para camadas de 3 a 4mm de espessura, o tempo médio de secagem é de 24 horas. E lembre-se: evite molhar o local enquanto o silicone estiver no processo de secagem.

Silicone neutro

O silicone neutro é um selante de alta qualidade e totalmente sem cheiro. Ao contrário do silicone acético, o silicone neutro não libera nenhum tipo de composto químico durante a secagem e por isso, não tem cheiro. 

Ele é muito utilizado na construção civil por ter boa aderência aos mais diversos materiais. Possui boa fixação em vidros, madeiras, PVC, alumínio, pedras nobres e metais. O silicone neutro também possui alta resistência a raios solares e por isso é indicado para aplicações em ambientes externos.

Algumas de suas características são:

  • Não é corrosivo
  • Não escorre em aplicações verticais
  • Boa aderência em materiais de construção sem primer
  • Suporta movimentação de dilatação e contração em 25%
  • Resistência à substâncias químicas
  • Resistente a raios UV
  • Indicado para produtos porosos e não porosos
  • Resistência à condições climáticas como chuva, neve e tempestades
  • Boa adesão em diversos materiais como: vidros, madeiras, alumínio, PVC, materiais de construção, pedras nobres e etc.

Qual a melhor forma de aplicar o silicone neutro?

Assim como o silicone acético, o silicone neutro também requer alguns cuidados na hora da aplicação. Ele também deve ser aplicado utilizando uma pistola manual. Antes de aplicar, confira se a superfície se encontra bem limpa, higienizada, sem gorduras, sujeiras ou restos de materiais que possam atrapalhar a aderência do produto. 

Quando aplicado em metais, o objeto deve estar sem ferrugem para que o produto funcione corretamente. Se aplicado em madeiras, pedras ou alvenaria, os mesmos devem estar lixados para o produtor ter aderência.

Ao aplicar, delimite a área com uma fita adesiva e aplique o silicone de maneira uniforme na superfície desejada. Após aplicar, retire as fitas e espere até o selante secar. Para camadas de 3 a 4mm, o tempo médio de secagem é de 24h. Durante esse período evite molhar o local para que ele seque corretamente e não danifique o produto.

De onde vem o silicone?

O silicone foi criado por volta da década 40 com o objetivo de acabar com os problemas de vedação, fixação e movimentação. Os materiais costumam dilatar e contrair de acordo com as temperaturas e se não houver um material que suporte essa movimentação, ele pode rachar e acaba não cumprindo sua função. E para resolver esse tipo de problema o silicone foi criado;

Porém, nessa época, o silicone demorava muito para secar e isso causava um certo transtorno nas obras ou construções. Daí, reformularam os componentes presentes na fórmula e adicionaram um https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalisadorcatalisador que fosse inerte para não reagir com os materiais, mas que ao mesmo tempo acelerasse o processo de secagem. Assim nasceu o silicone acético da forma que conhecemos hoje.

Escolhendo o seu silicone

Agora que você já conhece um pouco sobre cada silicone, para que servem, suas características e formas de aplicação, você já pode escolher qual é a melhor solução para sua casa ou estabelecimento.

E lembre-se, se surgir alguma dúvida, aqui na Comercial Carvalho temos vendedores especializados que podem tirar suas dúvidas, é só clicar aqui!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho