Chapisco: o que é, para que serve, dicas e 4 passos na hora de aplicar

Chapisco: o que é, para que serve, dicas e 4 passos na hora de aplicar

Neste blog produzido pela CAC, conheça os principais benefícios do chapisco, diferença entre chapisco, emboço e reboco e passo a passo de aplicação. 

Para ter uma parede bem-feita, moderna, com bom acabamento e design, é preciso concluir diversas etapas na construção civil. Uma delas, considerada uma das mais importantes, é a aplicação do chapisco. 

A principal função de uma boa aplicação é garantir segurança e praticidade, mesmo depois que a obra estiver finalizada. O chapisco é um procedimento fundamental, que pode ser aplicado não somente em paredes, mas também em muros. 

Quer saber tudo sobre o tema, seus principais tipos, para que serve e a diferença entre chapisco, emboço e reboco? Aproveite a leitura do blog da CAC! 

Chapisco: o que é e porque é tão importante? 

O chapisco é a principal base de suporte para o reboco. Isso porque quando o reboco é diretamente aplicado, sem a preparação com chapisco, ele pode não ter aderência. Quando o material é previamente aplicado, o muro ou parede recebe uma consistência áspera, que ajuda a segurar o reboco em uma aplicação posterior. 

Para “chapiscar” uma parede, é necessário aplicar massa de cimento e implementar diretamente na base antes da aplicação do reboco. Ele pode ser aplicado com a colher de pedreiro ou brocha, feito diretamente no bloco da parede ou muro. 

Além de preparar a parede/muro para o reboco, o material pode ser o responsável por evitar infiltrações quando combinado com algum tipo de impermeabilizante, feito em uma mistura de água, areia grossa e cimento.

Principais tipos de chapisco

O chapisco possui quatro tipos diferentes de categorias, que são utilizadas para necessidades específicas do assentamento. Conheça as principais: 

  • Chapisco tradicional: a principal característica é a argamassa de boa fluidez. É o modelo mais utilizado, que apresenta excelente resistência e asperidade. Tem em sua composição cimento e areia ou pó de pedra. Traço volumétrico de 1:2 a 1:3, destacando principalmente as propriedades de endurecimento e adesão.
  • Chapisco colante: argamassa de alta consistência, composta por cimento, areia de malha 45/50 a 60/70, aditivos retentores de água, polímeros e retardantes de pega. Assim como no tradicional, conta com propriedades adesivas em superfícies de baixa porosidade e de endurecimento. Muito utilizado em colunas e vigas de concreto. 
  • Chapisco rolado: também conta com boa fluidez, aplicável com rolo de pintura, com aditivação de adesivos, com propriedades de endurecimento e adesão sobre superfícies como EPS. Pode dispensar fases posteriores de acabamento. 
  • Chapisco com brita: esta opção, apesar de ser a menos utilizada, é mais funcional para decoração externa, dependendo de um tipo específico e denso da argamassa para a aplicação. 

Diferença entre chapisco, emboço e reboco 

Uma dúvida muito comum na hora de escolher a argamassa correta para aplicação é a diferença entre chapisco, emboço e reboco. As três opções possuem funcionalidades diferentes, que se complementam e tornam a finalização da obra perfeita.

É importante ressaltar que essas três fases sucedem uma a outra. Por exemplo, o chapisco deve ser realizado antes das próximas etapas. Depois, a etapa intermediária é classificada como emboço, e por fim, o reboco final da parede ou muro. 

Elas devem ser feitas em sequência para dar um bom acabamento a obra realizada.

  • Chapisco: espessura de 3mm a 5mm, deixa a superfície áspera com o objetivo de garantir aderência entre a alvenaria e a próxima camada;
  • Emboço: veda e regulariza a base contra possíveis danos. Espessura varia de 1,5cm a 2cm nas superfícies internas das camadas, enquanto nas áreas externas, varia de 3cm a 4cm. 
  • Reboco: executado após a aplicação do emboço e dá o acabamento final a parede ou muro chapiscado. A camada mais fina, que costuma ter uma espessura de 5mm a 2cm é o principal fator que mantém a base lisa e com pouca porosidade, garantindo a condição ideal para aplicação de pintura da parede e demais revestimentos necessários. 

Aplicação de chapisco: confira o passo a passo

Para realizar a aplicação do chapisco, em primeiro lugar, é necessário do apoio de uma colher de pedreiro para o lançamento em chapadas e preenchendo totalmente a base. A espessura do preenchimento deve atender as medidas de 2,0mm a 3,0mm. Confira agora o passo a passo da aplicação:

  1. São necessários requisitos básicos para iniciar a aplicação. Substratos limpos, isentos de qualquer contaminante físico e químico, livre de eflorescência, preparados para receber a massa;
  2. Na preparação da argamassa, é preciso seguir um traço específico. Deve-se misturar aos poucos os ingredientes, seguindo o padrão mais comum 1:3 (uma lata de cimento para três de areia grossa). Misture até chegar em uma consistência fluida que irá garantir melhor aderência na aplicação.
  3. Quando chegar na consistência ideal, é hora de aplicar. Basta utilizar da colher de pedreiro e da masseira para adicionar a massa de chapisco. Lance o material contra a parede ou muro, em um movimento diagonal de baixo para cima. Procure não manter áreas descobertas ou irregulares, com muita massa em um espaço e pouca em outro. 
  4. Na pós aplicação, é recomendado esperar em até 3 dias para iniciar o reboco por cima. 

Este é o método tradicional de aplicação. Existem outros métodos utilizando outros tipos de chapisco e ferramentas. Tudo depende do método que será seguido e do material aplicado. 

Dicas e cuidados na aplicação de chapisco 

Para evitar problemas e acidentes, alguns cuidados devem ser tomados na hora de realizar a aplicação do chapisco. Conheça as principais dicas da CAC:

  • Respeite o prazo de 3 dias para a aplicação do reboco. O tempo pode variar de acordo com a quantidade aplicada e o tamanho do muro ou parede. O chapisco é um material que costuma secar com rapidez. Apenas aplique o reboco se tiver certeza de que o material estiver 100% seco. 
  • Teste a consistência da argamassa em uma área menor antes de chapiscar na parede. Isso evita erros na hora da execução. 
  • Não se esqueça de utilizar EPI’s (Equipamentos de Produção Individual) para evitar acidentes e riscos a pele.

A argamassa ou adesivo para chapisco é essencial para garantir impermeabilidade e segurança na obra, preparando o muro ou parede para o emboço e reboco. É uma etapa fundamental e deve ser feita com qualidade, priorizando as melhores marcas e o melhor método de produção. 

Na CAC, você encontra adesivos e argamassas das melhores marcas do Brasil. Acesse nosso site e conheça nossos produtos!

Setor Automotivo e de Transporte:

Setor Náutico: https://cacarvalho.com.br/categoria-produto/setor-nautico/ 
Setor Indústria e Construção Civil: https://cacarvalho.com.br/categoria-produto/industria-e-construcao-civil/

Setor Automotivo e de Transportes: https://cacarvalho.com.br/categoria-produto/produtos-automotivos-e-transporte/

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho