Pintura de Carro: Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Pintura de Carro: Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Se você pensa na pintura de carro apenas na hora da manutenção, você está muito enganado! Você com certeza já pensou ou conhece alguém que deseja dar aquela renovada na aparência do veículo, não é mesmo? É neste momento que a pintura de carro entra! Ela é uma ótima alternativa para quem deseja dar aquele up no visual do automóvel.

Não acho que seja prudente e tão pouco um bom negócio falar para o cliente fazer o serviço em casa. Nossa parceria é com as oficinas e as lojas que vendem produtos para elas. Não vamos pular essa etapa.

Ficou interessado no assunto e quer saber todos os detalhes sobre o tema? Então, vem com a gente! No final da leitura desse artigo, você saberá como realizar a pintura do carro até mesmo em sua casa.

Como saber quando devo realizar a pintura do carro?

A resposta para essa pergunta pode ser muito variada. Isso porque a pintura de carro pode ser realizada por diversos motivos, entre eles, por estética ou até mesmo por necessidade.

A venda do carro, por exemplo, é um grande motivo para que a pintura automotiva seja realizada. Se você pretende vender o seu veículo para adquirir um novo carro, precisa pensar com a cabeça do seu possível comprador, ou seja, você compraria um carro com a pintura desbotada, manchada e cheia de riscos? A resposta é óbvia, não! A pintura automotiva vai valorizar o seu veículo e deixá-lo mais atraente para um possível comprador.

Outro grande motivo para realizar a pintura de carro é a manutenção e reparo. Normalmente os carros são levados para manutenção após uma batida, risco ou amassado e após o reparo, é preciso realizar a pintura do carro para deixá-lo uniforme novamente. Na maioria dos casos, a pintura de carro é realizada em consequência desse motivo.

Pintura automotiva e estética

Outro motivo que faz as pessoas trocarem a pintura do carro é a estética. Isso mesmo! Para muitos, isso pode ser algo muito superficial mas, para outros é algo extremamente importante, sabia?

Carros coloridos, personalizados e com pinturas extravagantes, significam status e isso acaba dizendo muito sobre o estilo de vida de uma pessoa. Existem muitos grupos que tem a personalização de carros até mesmo como um hobbie e dedicam muito tempo a isso, inclusive para investir em uma pintura diferente.

E é claro, uma batida de carros também faz com que os proprietários optem por essa alternativa para renovar o visual do automóvel, seja optando pela cor antiga ou então aproveitando o momento para apostar em uma nova cor.

Esses são os dois principais motivos que fazem as pessoas procurarem pela pintura automotiva. É claro que existem outros, e que isso depende de cada pessoa. Mas, a pintura do automóvel pode ser uma ótima opção em vários momentos.

Quais os tipos de pintura de carro?

Pode não parecer, mas existem sim muitos tipos de pintura de carro. As diversas possibilidades ajudam os proprietários a acharem o tipo de pintura ideal para suas necessidades. Os tipos principais são:

Pintura Perolizada – é a mais cara para os proprietários. Sua composição leva pó de pérola e junto, alguns elementos minerais. E isso já explica o porquê dessa opção possuir um valor tão elevado. Mas mesmo assim é comum vermos carros com esse tipo de pintura andando por aí. Optar por essa forma de pintura irá destacar mais a cor do automóvel, já que as cores ficam mais vibrantes e mudam de acordo com a luz a qual está submetida.

Pintura Sólida – essa forma de pintura é mais básica e a mais utilizada nos veículos. Quase sempre, as montadoras fazem esse tipo de pintura sem custos nos carros de fábrica. Nela, são utilizados pigmentos de alguma cor em tinta preparada à base de poliuretano ou poliéster. Geralmente essas cores são das tonalidades, branco, preto e vermelho.

Pintura Metálica – O tipo de pintura para quem busca destacar ainda mais o seu veículo. Sua composição leva alumínio, fazendo com que as cores brilhem mais e fiquem mais vivas. Seu custo acaba sendo elevado, por que esse é um tipo de pintura que não vem de fábrica, então, é preciso pagar uma taxa extra para que o automóvel venha com essa tecnologia.

Em qualquer uma das opções acima, o seu veículo ficará renovado e todas levam tempo para ficar pronta. É importante que a tinta escolhida seja de alta qualidade e que todos os processos sejam feitos de maneira correta. Depois que você escolher qual será o tipo de pintura de carro ideal, você já pode começar a se preparar para começar o passo a passo.

Quanto custa o serviço de pintura de carro?

Os valores podem ser os mais variados dependendo das cidades e das oficinas, e até mesmo o modelo e ano de fabricação do veículo. Outra coisa que define os valores é o tipo de trabalho a ser realizado. Por exemplo, se a pintura for geral, o preço médio fica em torno de R $3  a R $5 mil reais.

Agora, se o serviço for mais para reparos (riscos, arranhões e amassados) em determinados locais do veículo, o valor diminui para em média R$400. Esse serviço é chamado de micropintura.

Por isso, é importante levar o carro até uma oficina especializada nesse assunto! Só esses profissionais vão te ajudar a escolher a melhor forma e maneira de realizar a pintura do seu carro.

Como garantir a qualidade de pintura de carro?

Para garantir a qualidade de qualquer serviço, o primeiro passo é ter bons profissionais e o segundo é ter bons materiais. Então, antes de realizar a pintura do seu carro, pesquise quais são as melhores oficinas da sua cidade para realizar esse serviço.

Peça indicações para amigos e/ou conhecidos que já tenham realizado o serviço e ficaram satisfeitos com o resultado. Assim como uma boa pintura pode deixar o seu carro com cara nova e ainda mais bonito, um serviço mal feito pode desvalorizar o seu automóvel. Então, faça uma pesquisa antes de entregar o seu carro nas mãos de qualquer profissional.

Outro ponto importante é se certificar a respeito de quais materiais a oficina escolhida utiliza para realizar a pintura. Eles também impactam diretamente no resultado final. A CAC oferece diversos produtos para o setor automotivo e para pintura automotiva, como o Papercar, que é o papel de mascaramento automotivo número 1 do mercado e é fundamental para realizar a pintura de carro.

Bônus: dicas para preservar a pintura do seu carro

Não pense que após realizar a pintura os cuidados acabaram. Muito pelo contrário! Para preservar e garantir maior durabilidade da pintura de carro, existem alguns cuidados que você deve tomar no seu dia a dia. São coisas simples, mas que irão deixar a pintura nova por muito mais tempo!

  • Proteção contra o calor: é a maior vilã das pinturas de carro. Evite o sol quando o carro não está em movimento e dê preferência para estacionamentos cobertos. O sol pode provocar rachaduras na pintura, que futuramente podem virar ferrugem.
  • Cuidado ao lavar o carro: ao lavar o carro, utilize produtos adequados e que não danifiquem a pintura. Esqueça o detergente de cozinha e solventes, evite lavar o carro debaixo de sol.
  • Atenção no pós lavagem: após a lavagem, seque o carro para evitar a formação de manchas. Passe cera específica para a lataria de carro com um flanela, sempre em movimentos circulares para manter a pintura. Se possível, faça isso mensalmente.
  • Cuidado com os pássaros: esse cuidado vai além da higiene! A substância presente na sujeira dos pássaros é ácida e realmente prejudica a pintura do carro. Então evite parar o carro embaixo de árvores e quando os pássaros sujarem o carro, lave-o o mais rápido possível.
  • Dirija com cuidado: a maioria dos danos na pintura ocorrem durante a direção: pedras na lataria, estradas de má qualidade, batidas, arranhões. Procure dirigir com o máximo de atenção, evite estradas de má qualidade e evite ficar atrás de caminhões que transportam pedras e materiais do tipo.
  • Atenção ao abastecer: sem o combustível o carro não anda, mas quando falamos da pintura da lataria, o ideal é que ele fique bem longe. Evite derramar gasolina na lataria, ela prejudica a pintura e pode deixar manchas que não são removidas facilmente.

Agora que você já tem em mãos todas as dicas para realizar uma pintura de carro de alta qualidade, é só procurar um profissional de confiança, esperar o resultado e se surpreender. Lembre-se de conferir também a qualidade dos materiais utilizados, como o Papercar, que é fundamental para a pintura automotiva.

E claro, sempre que tiver dúvidas, conte com a Comercial Antonio Carvalho para te ajudar! https://cacarvalho.com.br/contato/

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho