Como começar uma loja de material de construção em 2022

Como começar uma loja de material de construção em 2022

Se você planeja montar uma loja de material de construção em 2022, saiba que esta é uma ótima ideia. O setor da construção está em constante crescimento e a demanda por produtos é muito alta. Por isso, se você pensa em começar um negócio e escolheu o setor da construção, veja as dicas que separamos para te ajudar nessa jornada.

O setor de construção civil é um dos mais promissores e consolidados do mercado atualmente. Em 2018, por exemplo, estima-se que o faturamento do setor foi de 122 bilhões de reais. A grande vantagem desse setor é que ele costuma, independente do estado da economia, apresentar bons resultados. Isso significa que começar um negócio e investir no setor pode ser uma ótima escolha  e trazer muito sucesso.

Mas, antes de se aventurar nessa ideia, existem alguns passos essenciais que você deve seguir para garantir que o seu negócio seja um sucesso.

Começando a minha loja de material de construção

Antes de começar a sua loja e se aventurar, é preciso planejamento para tomar decisões assertivas sobre o seu negócio.

1- Analise o mercado!

Independentemente de ser um setor de sucesso e relevante, antes de iniciar QUALQUER negócio é preciso realizar uma análise de mercado. É nesta análise que o empreendedor pode avaliar a real viabilidade do negócio naquele momento.

Isso quer dizer que é necessário avaliar o mercado local, os concorrentes, os potenciais clientes e todos os outros fatores que direta ou indiretamente podem afetar a loja. Nesta etapa também é interessante avaliar qual o diferencial que a sua loja irá oferecer em relação aos demais.

Esse é o momento também de realizar o planejamento estratégico da sua loja. Existem grandes comércios de construção no Brasil, com lojas gigantes e que vendem uma variedade de produtos. Concorrer diretamente com essas lojas pode não ser uma boa ideia. Por isso, utilize estratégias para escolher um local atrativo para a sua loja e para criar atrativos para seu cliente.

2- Infraestrutura

Ao terminar analisar o mercado e comprovar a viabilidade da sua loja, é hora de começar a parte prática. Sim, estamos falando da estrutura física da sua loja.

Comece escolhendo um bom ponto, levando em conta a localização para o seu público alvo e potenciais clientes. Se o local já tiver construção, avalie se serão necessárias reformas para deixar a loja com a estrutura adequada. Lembre-se de colocar tudo isso na ponta do lápis, você não vai querer ter surpresas depois, certo!?

Caso comece a construção do zero, vale a pena investir em um bom projeto arquitetônico para o local. Lembre-se, apesar de ser o setor da construção civil o seu cliente quer se sentir bem e confortável ao realizar a compra. Entre uma loja apertada, mal iluminada, suja e desorganizada, na hora da compra ele com certeza irá preferir a loja que foi planejada pensando em seu bem-estar durante a compra.

Independente da escolha, na hora de montar a estrutura da sua loja de material de construção leve em conta pontos como: iluminação, espaço para a mobilidade de clientes e funcionários, ventilação, limpeza, banheiro, entre outros.

Não se esqueça que o visual conta muito e deve ser levado em conta na hora de desenvolver o projeto da sua loja. E não se esqueça, ele deve estar alinhado à sua estratégia (aquela que você desenvolveu ao analisar o mercado) e ao seu público-alvo.

3- Aspectos organizacionais

As lojas de material de construção, em geral, possuem uma enorme variedade de produtos: ferramentas, tintas, decoração, eletrônicos, iluminação, limpeza, piso, revestimento, hidráulica e tantos outros. Muita coisa, não é?!

São muitos produtos e por isso é preciso organização, em relação aos produtos, aos funcionários e a própria gestão do estoque. Na hora de elaborar a infraestrutura da loja, é preciso pensar na forma como os produtos serão expostos. Eles devem estar localizados de forma que os clientes possam localizar sozinhos, sem a necessidade de chamar um vendedor com frequência.

Em relação aos funcionários e vendedores, eles devem conhecer a loja como um todo para poder ajudar qualquer cliente que solicite ajuda. Também devem estar bem apresentados e sempre atentos à limpeza do ambiente.

E para garantir o sucesso de toda a sua equipe, invista em treinamentos e em um bom sistema de gestão de estoque para evitar problemas na hora das vendas e prejuízos.

4- Burocracia

Todo negócio possui obrigações legais e as lojas de material de construção não seriam diferentes. Na hora de abrir a sua loja se atente a todos encargos e tributações que você terá. Para não deixar passar nada que possa prejudicar o seu negócio é necessário contratar uma contabilidade. Ele saberá te guiar sobre todas as obrigações legais necessárias para a sua loja!

5- Produtos e fornecedores

Agora que você já resolveu todas as questões referentes a sua loja de material de construção, é hora de ir para a parte principal: os produtos e fornecedores.

Como já vimos anteriormente, muitos produtos podem ser vendidos em uma loja de material de construção: ferramentas, tintas, decoração, eletrônicos, iluminação, limpeza, piso, revestimento, hidráulica e tantos outros. Nesse momento você precisará decidir se irá vender um pouco de tudo ou focar mais em determinada área. Lembre-se de que essa escolha deve estar alinhada com seu planejamento estratégico e com o público-alvo.

Escolheu os produtos que deseja vender? É hora de entrar em contato com os fornecedores e pesquisar os melhores preços. Caso você ainda não conheça nenhum fornecedor ou distribuidor, você pode entrar em contato com a Comercial Carvalho, a maior distribuidora do estado de São Paulo. São mais de 20 anos de experiência, oferecendo as melhores marcas do mercado com os melhores preços. Você pode entrar em contato com ele aqui: https://cacarvalho.com.br/contato/

Lembre-se de se atentar também às marcas comercializadas. Dê preferência a marcas renomadas e de qualidade, assim você evita que seus clientes fiquem insatisfeitos com a sua loja.

Dica: esteja conectado!

Estamos no século XXI. O mundo está cada vez mais conectado e você também. Nos últimos anos, devido a pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico cresceu. Milhares de empresas passaram a ter seu endereço no ambiente virtual e o número de consumidores e compras em ambientes virtuais também cresceu significativamente. E ao contrário do que muitos possam imaginar, esse hábito veio para ficar.

Então, ao começar a planejar a sua loja de material de construção, não se esqueça também de marcar presença no ambiente virtual. Essa loja pode ser muito vantajosa para o faturamento da sua empresa.

E tem mais! Ao marcar presença no ambiente virtual com a sua loja, você também passa a ser referência nos mecanismos de busca. Não entendeu? Nós explicamos! Toda vez que alguém procurar um produto ou uma loja na sua cidade, por exemplo, o site da sua loja irá aparecer para essa pessoa. E o que isso significa? Mais vendas!

Você também pode investir em uma empresa de marketing digital para ajudar a sua loja a crescer, ganhar visibilidade, reconhecimento e consequentemente, atrair mais clientes.

Não se esqueça do planejamento financeiro!

Pode até parecer óbvio, mas muita gente esquece de analisar os gastos mensais necessários na hora de abrir um negócio. O planejamento financeiro é essencial para que a sua loja de material de construção seja saudável e tenha sucesso.

É preciso fazer uma estimativa de gastos e faturamento, levando em conta um cenário pessimista e um otimista. Assim você também estará preparado para qualquer situação. Faça também uma reserva mensal, é importante caso ocorra alguma situação inesperada onde você pode precisar de dinheiro. Dessa forma, a situação financeira da sua loja não será tão afetada.

Na hora de precificar seus produtos coloque na ponta do lápis todos os custos que você teve para que esse produto chegasse até ali. Assim você conseguirá definir o preço certo, entender a sua margem de lucro e evitar prejuízos para a sua loja de material de construção.

E por último, mas muito importante, não se esqueça dos gastos fixos mensais que são necessários para a sua loja funcionar:

  • IPTU/aluguel;
  • Despesas tributárias (impostos, contabilidade, taxas);
  • Folha de pagamento de funcionários;
  • Despesas com água, luz, telefone e internet;
  • Materiais de escritório;
  • Materiais de limpeza;
  • Softwares;
  • Entre outros.

Invista nos seus diferencias

Existem diversas lojas de material de construção no mercado e o que vai fazer a sua loja se destacar das demais são os seus diferenciais.

Lembre-se que a experiência de compra do seu cliente começa a partir do momento em que ele chega à loja. Tudo isso envolve coisas simples, mas que fazem total diferença na hora de escolher entre uma loja e outra.

Um estacionamento de fácil acesso, por exemplo, pode ser um grande fator na hora da escolha, por exemplo. Por isso, se atente a todos os detalhes. Um sistema de logística rápido e eficiente e atendimento personalizado também são diferenciais que podem ser o principal motivo pelo qual o seu cliente opta pela sua loja. Em um mundo onde tudo está ao alcance das mãos, receber a sua compra rapidamente também é fundamental. O atendimento também é essencial para fazer com que o seu cliente volte.

Conheça a Comercial Carvalho, a maior distribuidora de material de construção de São Paulo

A Comercial Carvalho é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na distribuição atacadista e varejista de produtos para a construção civil. Trabalhamos com os melhores produtos e as melhores marcas nacionais e internacionais. Nos diferenciamos das demais pela nossa filosofia de trabalho, sempre focado na qualidade e no atendimento diferenciado.

Além disso, também atuamos com excelência na distribuição de produtos para o setor industrial, náutico e automotivo, o que nos torna referência no mercado. Também temos o maior estoque de produtos Sika do Brasil, prova de que proporcionamos apenas o que há de melhor no mercado. Temos duas unidades, uma em Santo André e outra em Campinas.

Entre os nossos principais diferenciais estão:

  • Entrega imediata: conseguimos atender o seu pedido em até 48h Interior de SP, Grande SP e Litoral e ainda disponibilizamos a retirada imediata em nossas duas unidades, Santo André ou Campinas.
  • Logística própria: possuímos nosso próprio setor de logística que identifica as melhores oportunidades para nossos clientes e parceiros e conseguimos despachar pedidos para qualquer lugar do Brasil.
  • Atendimento personalizado: esse é o nosso maior diferencial. Nosso time é treinado e capacitado para atender clientes em qualquer localidade do Brasil, oferecendo todo o suporte técnico necessário.
  • CAC Express: modalidade de entrega via motoboy para quem tem pressa e precisa de mais agilidade no tempo e prazo de entrega, economia e pontualidade

A Comercial Carvalho é a distribuidora mais completa do mercado. Você que vai começar a sua loja de material de construção, não deixe de entrar em contato com a equipe para conferir todos os preços e ofertas exclusivas.

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