Você está visualizando atualmente 8 dicas para você montar o melhor layout de loja de materiais de construção

8 dicas para você montar o melhor layout de loja de materiais de construção

Você sabia que o layout de loja de materiais de construção possui um grande poder de influência no consumidor na hora dele fechar uma compra? Não se engane, não só as lojas de materiais de construção, mas todas as lojas em geral, possuem um layout muito bem pensado para fazer o consumidor realizar a ação desejada, que é a compra. Gostou do tema? Quer saber como aplicar isso na sua loja? Então fique com a gente porque esse conteúdo é para você!

Porque o layout de uma loja é importante?

Existe um ditado que diz que o que não é visto, não é desejado. Essa frase basicamente resume o perfil do consumidor no século XXI. Por isso, existe uma crescente demanda e preocupação quanto a melhor forma para o seu produto ser exibido na sua loja. Logo, estamos falando sobre o layout das lojas.

O layout engloba diversos aspectos relacionados à estrutura física de uma determinada loja: a distribuição das gôndolas e produtos, as sessões, espaços vazios, divisórias, informações visuais, prateleiras, etc. Pode até não parecer, mas tudo isso é feito pensando em levar o consumidor a ação final desejada, que é a compra.

Essa é considerada uma ferramenta estratégica de marketing e é extremamente eficiente. Um layout de loja bem feito, além de diferenciar a sua empresa de outros concorrentes, é bem-visto pelo público em geral e é capaz até mesmo de atrair novos clientes e fidelizá-los.

Se sentir confortável e respeitado ajuda o consumidor a permanecer mais tempo na sua loja e portanto, se sinta à vontade para comprar mais.

Como o layout de loja de materiais de construção pode influenciar o consumidor a comprar

E quando falamos de materiais de construção, devemos aplicar os mesmo conceitos utilizados por lojas de outros segmentos na hora de montar o layout. Você quer que o seu cliente compre determinado produto, não é?! Então qual seria a melhor maneira de apresentar esse produto para o seu consumidor?

Loja de material de construção costuma trazer à mente das pessoas a imagem de um lugar com equipamentos e ferramentas amontoadas, poucos espaços para locomoção e pouca preocupação com a estética do estabelecimento. E realmente existem muitos lugares assim, mas isso não significa que a sua loja precisa ser assim e por isso, vamos te ajudar nessa tarefa.

8 dicas para você melhorar o layout da sua loja

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) diz que a estrutura básica de uma loja de materiais de construção deve ter no mínimo 400 m². Desses 400 m², 60% do espaço deve ser destinado para o depósito de produtos e 25% deles à exposição de produtos para o consumidor.

O maior desafio para os lojistas desse segmento é saber como utilizar esses 25% de área para mostrar ao seu cliente os produtos sem que a sua loja pareça um depósito de ferramentas. Por isso, separamos essas dicas para te ajudar a montar o melhor layout de loja de materiais de construção.

layout de loja de materiais de construção

1- Fachada

A fachada da loja sempre deve ter um lugar de destaque e ser convidativa, já que ela é o cartão de visitas para o seu cliente. Ela deve apresentar a identidade da sua empresa e passar uma imagem confiável. Lembre-se que a fachada é a primeira imagem que uma pessoa vai ter da sua loja, então se atente a esses pontos:

  • Se atente à legislação local antes de fazer a fachada;
  • Use as cores da identidade visual da sua marca;
  • Mantenha a fachada limpa;
  • Evite poluição visual;
  • Avalie o uso de tecnologias como painéis eletrônicos, pinturas e vidros, etc;
  • Faça uma análise do público local.

2- Locomoção e circulação

Os clientes devem conseguir circular com facilidade dentro da loja, sem obstáculos no caminho. Produtos, prateleiras, gôndolas, divisórias, devem estar dispostas estrategicamente para facilitar a locomoção.

Tenha em mente que quanto melhor a circulação dentro da loja, mais o cliente permanecerá nela. Consequentemente, mais produtos serão vistos e mais vendas poderão ser realizadas.

Para o cliente que já sabe o que quer comprar, a sinalização é importante para que ele não se perca entre as sessões da loja.

layout de loja de materiais de construção

3- Os produtos devem ser organizados por categorias

Devido a grande quantidade de produtos que uma loja de materiais de construção, é muito importante que eles estejam organizados por categoria. Isso ajuda que o cliente localize o que deseja encontrar de forma mais prática e rápida, sem a necessidade de auxílio dos funcionários.

Para facilitar, distribua os produtos em categorias e subcategorias. Por exemplo, você pode organizar de acordo com o tamanho e marca e produtos relacionados sempre devem estar próximos para facilitar a compra.

4- Exponha as mercadorias de forma inteligente

Tenha em mente que o consumidor é muito visual. Organizar os produtos por categorias é uma das estratégias, mas o consumidor também analisa coisas como marca, aparência, cores e etc. Os rótulos dos produtos devem estar sempre voltados para frente, no campo visual do cliente.

Depois do visual, o fator mais importante é o preço. Todos os produtos devem estar precificados, seja item por item ou com uma etiqueta na gôndola. Verifique qual opção é a melhor para a sua loja.

5 – Iluminação

Imagine fazer uma compra em um local mal iluminado, sem conseguir enxergar direito os produtos e suas especificações?! Por isso a importância de um sistema de iluminação bem planejado para a sua loja.

O cliente deve conseguir visualizar os produtos e suas especificações de forma clara e tranquila dentro da sua loja. Dê atenção especial às prateleiras, principalmente as que tiverem produtos menores, para que o cliente consiga ver todos os detalhes.

A iluminação deve ser forte, mas fique atento às cores e intensidades para que o ambiente não se torne desconfortável visualmente.

6- Decoração

Um dos elementos mais importantes de um layout de loja de materiais de construção é a decoração. Ela é quem torna o ambiente mais agradável e atrativo, aumentando as chances de vendas.

Planeje mostruários e ambientes planejados como banheiros e cozinhas, eles despertam a atenção dos clientes, fazem parte da decoração e também permitem o manuseio do produto em questão.

Uma dica é buscar parcerias com designers de interiores, arquitetos e engenheiros para planejar uma decoração mais assertiva.

7 – Limpeza e organização

Limpeza é um ponto importante em qualquer negócio, empresa ou segmento. Já pensou se sujar dentro da loja só para escolher um produto? Bem chato, né?!

Se atente a produtos empoeirados, a aparência das vitrines, embalagens dos produtos sujas que tiram a atenção do cliente, a limpeza do chão e de toda a loja em geral. Além de dar ao cliente uma boa impressão do seu estabelecimento, a limpeza também ajuda a evitar o aparecimento de animais indesejados.

Com a falta de limpeza, o estoque principalmente, atrai animais como ratos, baratas que podem deixar resíduos nos produtos e provocar reações negativas nos clientes, além de ser um problema que pode afetar a saúde de todos.

O setor de materiais de construção, principalmente, já costuma ser associado a sujeira e poeira, então nada melhor do que provocar justamente a sensação contrária no seu cliente.

8 – Cuide da experiência como um todo

A experiência do seu cliente começa a contar a partir do momento que ele escolhe entrar na sua loja, então cuide para que tudo aconteça da forma planejada. O planejamento do layout de loja de materiais de construção ajuda bastante nesse ponto.

Evite colocar produtos populares e menores em locais muito altos. Reserve esse espaço para itens pesados que só precisem de uma leve avaliação visual. Tenha em mente que o atendimento é uma parte muito importante da sua loja, e com o avanço da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais exigentes quando o assunto é agilidade e autonomia.

Invista em bons sistemas de pedidos, orçamentos, e gestão. Treine a sua equipe para ser ágil e dominar esses sistemas, sem deixar de lado a excelência no atendimento. Fique atento às novidades e inovações, como os  terminais de autoatendimento que estão cada vez mais em alta

Desde que entra na loja, até a sua saída com a compra ou não, a sua loja deve passar uma boa impressão e surpreender o cliente em cada um dos pontos citados acima.

Viu só como o layout de loja de materiais de construção é fundamental para o sucesso do seu negócio? Não é difícil montar um bom layout, mas é preciso prestar atenção em cada um desses pontos para passar a impressão correta.

Isso demonstra que a sua loja tem muitos diferenciais e se preocupa com a experiência, conforto e facilidade do consumidor, resultando em um aumento nas vendas. Com essas dicas, a sua loja tem tudo para ser um sucesso.

E claro, na hora de comprar os produtos para a sua loja de materiais de construção, conte com a CAC, a maior distribuidora do setor em São Paulo. Para falar com um de nossos representantes, é só clicar aqui. E você pode conferir outros conteúdos aqui no nosso blog: https://cacarvalho.com.br/blog/

Deixe um comentário