Argamassa AC3: tudo o que você precisa saber sobre ela

Argamassa AC3: tudo o que você precisa saber sobre ela

Você já ouviu falar na argamassa AC3? É comum que nas obras ou reformas, surjam algumas dúvidas relacionadas ao uso da argamassa correta, afinal, existem quatro tipos do produto e muitas vezes nem todas as pessoas que participam da obra tem conhecimento específico sobre cada tipo e suas propriedades. 

A escolha errada da argamassa pode prejudicar e muito a sua obra, principalmente, no futuro, como, por exemplo, peças se soltando, gerando mais gastos e retrabalho. Sendo assim, podemos dizer que a escolha da argamassa correta vai determinar o sucesso do projeto.

Pensando em te ajudar a entender melhor para que serve a argamassa AC3, qual a diferença dela para os outros tipos e como ela deve ser usada, preparamos este artigo! Continue acompanhando até o final e tire suas dúvidas sobre o produto!

O que é a argamassa AC?

A argamassa AC, ou argamassa colante, é um produto, que de forma geral, é bem parecido com as argamassas tradicionais, feitas com cimento e areia. A principal diferença está na sua composição. 

Além desses dois elementos, a argamassa colante recebe aditivos químicos para ampliar sua capacidade de aderência e, também, de reter água. Quando são misturadas com água, as argamassas colantes se tornam uma massa com alta viscosidade, elasticidade, plasticidade, além de serem mais fáceis de serem trabalhadas. 

Quais os tipos de argamassa colante, além da AC3?

Além da AC3, a argamassa colante possui mais dois tipos diferentes, cada um com suas características e indicações de uso. Veja só quais são:

  • AC1 ou AC-I: esse tipo de argamassa é a mais utilizada em projetos que são realizados em ambientes internos. 
  • AC2 ou AC-II: o tipo AC2 é o mais versátil, essa argamassa pode ser aplicada tanto nos ambientes internos quanto nos externos. 

Não se preocupe, abaixo iremos explicar a diferença entre cada uma delas para facilitar a sua decisão na hora de decidir qual é a melhor argamassa colante para o seu projeto. 

Para que serve a argamassa AC3?

Agora que você já sabe o que é uma argamassa AC, vamos falar do tipo AC3.

Ela é a mais aderente entre as três opções disponíveis da argamassa colante. Por esse motivo ela é a mais indicada para serviços em que é necessário fazer o assentamento de revestimentos cerâmicos, sejam em fachadas, piscinas ou placas (maiores que 60×60), em que exista maior risco das peças caírem. 

É um produto certificado pela NBR 14081-1, que estabelece os requisitos necessários para o uso e produção da argamassa colante utilizada em revestimentos. 

Ainda por conta de suas propriedades é muito indicada para a aplicação em locais com grande tráfego de pessoas. Vale destacar que a argamassa AC3 possui excelente resistência à variação de temperaturas, possibilitando que seja utilizada em espaços como saunas, além das piscinas.

Dependendo da marca, o produto pode ser utilizado para assentar:

  • Cerâmica;
  • Lajotas;
  • Porcelanato;
  • Pastilhas de cerâmica;
  • Vidro;
  • Pedras naturais;
  • E em alguns casos, piso sobre piso. 

Tipos da argamassa AC3

A argamassa AC3 pode ser dividida em quatro categorias diferentes. São elas:

  • AC3 Flexível: a mais recomendada para assentar revestimentos em cerâmica, porcelanato, pastilhas e vidro. Pode ser usada em uma variedade de ambientes internos e externos, como paredes, lareiras, piscinas, pisos, churrasqueiras e fachadas. 

Além disso, pode ser aplicada como sobreposição de revestimentos que tem como base blocos de gesso, concreto, contrapiso, gesso acartonado, entre outros. A Parex Portokoll Premium ACIII Superflex é um dos exemplos dessa categoria. 

  • AC3 Multiuso: conhecida também como ACIII D, esse tipo de argamassa é utilizado para assentar revestimentos de peças com até 1,4 m x 1,4 m, sejam porcelanatos, cerâmica, pedras naturais, ladrilhos hidráulicos, entre outros. 

Pode ser aplicada sobre gesso, cal, alvenaria de concreto celular, contrapiso de argamassa, além de assentamento de piso sobre piso. Um exemplo desse produto é o M20, Multiuso ACIII da marca MC Bauchemie. 

  • AC3 para fachada (ACIII E): é o tipo que possui maior tempo de endurecimento, por isso, é indicada para o assentamento de peças de cerâmica e porcelanato que possuem até 60 cm x 60 cm sendo aplicadas em fachadas, com no máximo 20 andares, piscinas, saunas e pisos aquecidos em até 70ºC, entre outros. 

Pode ser utilizada sobre alvenaria, placas de gessos acartonados, paredes de concreto, alvenaria de bloco vazado, bloco de concreto celular e silicocalcário. Além de emboço e contrapisos. Podemos citar como exemplo desse produto a Argamassa Cimentcola Fachadas, da Quartzolit. 

  • AC3 para grandes formatos: é conhecida também como ACIII D e assim como a anterior possui maior tempo de pega, além de deslizamento reduzido. A diferença está no uso, ela é aplicada no assentamento de revestimentos de peças de até 3,0 m x 3,0 m, incluindo pastilhas, ladrilhos hidráulicos, lajotas, pedras naturais, porcelanatos e cerâmicas. 

Pode ser utilizada em ambientes internos e externos, drywall, piscinas, pisos aquecidos, pisos normais, paredes, piso sobre piso e fachadas. Ainda pode ser utilizada em ambientes que possuem temperatura de até 80ºC como estufas e saunas. 

Você sabe a diferença entre as argamassas AC1, AC2 e AC3?

Já falamos um pouco sobre cada uma delas no início deste conteúdo, certo? Agora vamos te explicar quais as características e quando o uso de cada uma delas é recomendado: 

AC1

É mais indicada para assentar revestimentos de peças cerâmicas aplicadas em ambientes internos ou térreos. Por sua capacidade de resistir à umidade e variações de temperaturas é recomendado que sua aplicação seja realizada em cozinhas, banheiros e salas.

AC2

Pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos, se caracteriza por possuir alta resistência às intempéries, como temperaturas, variações climáticas e umidade. Pode ser aplicada em paredes, piscinas, pisos cerâmicos industriais e lajes. 

AC3

É a mais resistente e aderente dos três tipos de argamassa colante. Ela pode ser utilizada em ambientes internos e externos, com grandes variações de temperatura. Se destaca pela sua capacidade de aderência e versatilidade de aplicação. 

Vantagens da argamassa AC3

As argamassas colantes saem na frente quando o assunto é flexibilidade, mas não é só isso que faz com que esse produto se destaque diante da argamassa tradicional. Confira algumas das vantagens de utilizá-la em sua obra:

  • Melhor trabalhabilidade;
  • Excelente consistência, aderência  e plasticidade;
  • Ótima capacidade de retração;
  • Tem propriedades de impermeabilização;
  • Excelente resistência mecânica;
  • Ótima capacidade de absorver deformações.

Onde encontrar argamassas colantes?

A essa altura você já deve saber que as argamassas colantes são indispensáveis para obras e reformas, certo? Mas, o que considerar na hora de escolher a mais indicada para sua necessidade? Olha só cinco questões que vão te guiar na melhor decisão:

  1. Em que ambiente ela será aplicada, interno ou externo?
  2. Quais as variações de temperatura que este ambiente está exposto?
  3. Qual será a superfície onde o produto será aplicado?
  4. Qual será o revestimento?
  5. Qual o tamanho das peças?

Depois de decidida qual será a argamassa ideal para o seu projeto, fale com a CAC! 

No nosso site você encontra todos os tipos de produtos essenciais para a sua obra, incluindo as argamassas colantes. Sejam ferramentas, produtos para acabamento e execução, ou EPI’s, na CAC tem tudo o que você precisa!
Somos uma das maiores distribuidoras de materiais para construção do país, sempre levando até você as melhores soluções para que o seu projeto seja um sucesso. Fale conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho