Massa epóxi: o que é, aonde usar e 4 passos para sua aplicação

Massa epóxi: o que é, aonde usar e 4 passos para sua aplicação

O adesivo de massa epóxi é um dos tipos de materiais mais resistentes para colagens e vedações rígidas. Saiba mais sobre no blog da CAC!

Você sabe para que serve o adesivo de massa epóxi? Um dos mais resistentes do mercado, ele é indicado para serviços que podem englobar revestimentos e reparo em tubulações, tanques, carcaças, isolamento elétrico em emendas, conexões e ânodos, troca de azulejo em piscinas, reparo em vedação dentro e fora d’água e muito mais. A massa epóxi tem como base um adesivo muito resistente, principalmente em comparação as colas de PVA (Cola branca) e Termoplásticas (Cola Quente).

A Comercial Antonio Carvalho, em parceria com a Tubolit, preparou um conteúdo completo sobre massa epóxi para que você possa entender tudo sobre este material, como ele funciona, como fazer a sua aplicação corretamente e principais vantagens. Aproveite a leitura do blog! 

Confira a seguir os principais tópicos:

  • Massa epóxi: o que é?
  • A massa epóxi e sua resistência
  • Massa epóxi: aonde ela pode ser utilizada?
  • Categorias de massa epóxi
  • Como aplicar o adesivo de massa epóxi?
  • Dicas para o uso de adesivo de massa epóxi

Massa epóxi: o que é? 

A massa epóxi leva em sua composição um adesivo termofixo, que quando misturado a resina epóxi, endurece com um agente catalisador. Ela pode ser classificada como um adesivo bicomponente, enquanto a resina gruda o que é necessário, o agente catalisador, ativa as propriedades da resina. 

Este adesivo pode ser utilizado em diversos casos, sendo mais funcional para colagens que demandam durabilidade e resistência. Algumas características do adesivo epóxi também são:

  • Pode ser utilizado debaixo d’água;
  • Cura química, não depende da umidade do ar para “secar”;
  • Resiste a altas temperaturas, em até 80o C.

A massa epóxi e sua resistência 

O adesivo de massa epóxi é conhecido por sua rigidez, como uma “cola forte”. Por isso é muito indicado para uso em materiais sólidos, como madeira, metal, vidro, soldas, concreto e aço, além é claro, de possuir eficácia quando se fala em resistência a condições adversas de temperatura e substância. 

Massa epóxi: aonde pode ser utilizada?

Leia nosso blog sobre impermeabilização na construção civil 

Na construção civil, principalmente em casos de reconstruções de estruturas de concreto, colagem de um concreto sob outro e especialmente em rachaduras e fissuras, as propriedades de massa epóxi são as mais indicadas. 

Para a área industrial, ela possui grande funcionalidade em manutenções de máquinas, como por exemplo, nos casos de substituição de soldas ou como revestimento para partes que demandam resistência química. Pode funcionar também como primer anticorrosivo. 

Atua com reparos em fixação de espelhos e retrovisores no setor automotivo, sendo também uma opção para fabricação em artesanatos e joias, mantendo a qualidade das peças intactas. 

Categorias de massa epóxi 

Existem variedades de classificações em massas epóxi, funcionando como alternativas úteis para tipos específicos de funcionalidades. As principais delas: 

  • Para metal: utilizada para soldar e unir, como tubos não pressurizados e máquinas, além de fixar precisamente parafusos no metal;
  • Para marcenaria: muito utilizado para colagem e laminação de madeiras, este tipo de adesivo epóxi possui resistência a água, por isso é a melhor opção para aplicação em ambientes externos, muito empregado no ambiente naval;
  • Para plástico: indicada para colagem de peças de carros e até mesmo objetos como cadeiras. O epóxi é uma ótima opção para se utilizar não somente em segmentos específicos, mas para uso doméstico também. 

*A cola não possui eficácia na colagem de polietileno, polipropileno nylon e teflon. 

Como aplicar o adesivo de massa epóxi? 

Para aplicar o adesivo de massa epóxi, em qualquer caso de utilização da cola, é necessário seguir alguns passos antes de começar. Ressaltando que o adesivo epóxi é um produto tóxico, e deve ser manuseado de acordo com as instruções do produto.

Este material possui dois componentes: a parte A, que tem a função de gerar dureza, e a parte B, que possui os agentes de cura, define a elasticidade da massa quando elas se unem. 

Saiba quais são os passos para realizar a aplicação da massa epóxi (segundo a Tubolit – aqui trazemos como referencia as massas MEP 301, MEM e MEP 300, demais produtos consultar a respectiva ficha técnica):

1o passo – Preparo da superfície 

Remover contaminantes e proceder à limpeza mecânica cuidadosa, com lixa ou escova de aço. A superfície deverá estar isenta de sujeira, áspera e firme. Caso haja irregularidade no concreto que interfira na aplicação da massa, normalizar a superfície com ferramenta apropriada. 

2o passo – Preparo da massa 

Os dois componentes devem ser misturados em partes por peso (seguindo a proporção do produto) fora da água. Com as mãos molhadas, o aplicador deve pegar primeiro a parte A e sobre ele colocar a parte B, misturando com cuidado para evitar a incorporação de ar e consequentemente formação de bolhas. 

Periodicamente o aplicador deve molhar as mãos para evitar que a massa cole nos dedos. A mistura das duas partes deve ser muito bem-feita durante aproximadamente 3 minutos, até que se obtenha uma coloração homogênea e uniforme. Misturar pequenas quantidades de cada vez. A mistura dos dois componentes também pode ser feita com espátula. 

3o passo – Aplicação 

Aplicar sobre o local a ser reparado com uma camada uniforme de massa. Comprimir com a peça a ser colada ou manuseando na área onde foi aplicado o produto com as mãos para obter o acabamento desejado.

4o passo – Tempo de aplicação

A massa deve ser misturada e aplicada no período máximo de 30 minutos. O Pot-Life e tempo de endurecimento da mistura variam de acordo com a temperatura ambiente: maior a temperatura, mais rápido o endurecimento; menor a temperatura, mais lento o endurecimento. 

Dicas para o uso de adesivo de massa epóxi 

  • Coloque um pouco de água na ponta dos dedos e umedeça as ferramentas para evitar que a epóxi fique pegajosa;
  • Limpe bem a superfície antes de aplicar a massa.

O adesivo de massa epóxi é um tipo de material resistente e que possui grande funcionalidade na colagem de substâncias que exigem mais durabilidade e força. Ela é muito indicada para serviços relacionados à construção civil e ao setor automotivo e naval, pois suas propriedades garantem qualidade na execução da colagem.


Para garantir qualidade, durabilidade e resistência, é preciso contar com as melhores soluções de massa epóxi do mercado. Na Comercial Antonio Carvalho, no setor de Indústria e Construção Civil, existe uma categoria específica para adesivos em massa epóxi. Nela, você encontra renomadas marcas e produtos. Quer conhecer mais sobre a CAC? Acesse www.cacarvalho.com.br/solicite-um-orcamento e entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho