Infiltração nunca mais! Saiba tudo sobre e como resolvê-la

Infiltração nunca mais! Saiba tudo sobre e como resolvê-la

Saiba tudo sobre infiltração e como resolver esse mal que assombra tantas pessoas!

Infiltração seja no teto ou na parede é uma dor de cabeça muito recorrente, que contribui para a desvalorização do imóvel além de vários outros problemas, devido à deterioração das argamassas e da pintura.

Sabendo que esse é um mal que apavora muitas pessoas e por ser tão desagradável, decidimos fazer esse blog como um guia rápido para você saber como lidar ao encontrar esse tipo de problema. Então continue a leitura para sanar todas as suas dúvidas quanto esse assunto!

O que é infiltração?

Infiltração nada mais é do que a passagem de água através de uma superfície, seja ela qual for podendo acontecer quando a água escapa da tubulação ou dos ralos, ou quando ela consegue passar por frestas existentes em paredes ou pisos. Dessa forma, a ação da água sobre essas superfícies desprotegidas, facilita que ela escoe por todos os espaços vazios até sair em algum lugar.

As infiltrações que costumam acontecer de fora para dentro no imóvel, e normalmente, são causadas por água da chuva, umidade do solo e até mesmo algumas ações relacionadas aos lençóis freáticos.

Já as que são de dentro para fora, costumam surgir por conta de vazamentos dados na rede hidráulica ou até por falhas na impermeabilização das famosas “áreas molhadas”, que são banheiros, cozinhas e áreas de serviço. E além de afetar os próprios moradores, no caso de um prédio, podem atingir os vizinhos do andar de baixo, por exemplo.

Principais causas da infiltração

São diversas as causas que resultam em infiltração na construção. Em sua maioria, estão relacionadas tanto em causas internas, como erro de projeto, má qualidade dos produtos quanto causas externas, como ação de elementos da natureza. Listamos abaixo as principais causas para você ficar de olho:

  • Materiais de má qualidade: a falta de qualidade dos materiais escolhido para a construção e instalações hidráulicas pode ser a primeira e talvez até a maior causa do problema. Afinal, tubulações rompidas, entupidas ou que sejam fracas fazem com que água procure outro caminho para seguir por dentro da parede, gerando a infiltração.
  • Não investir em impermeabilização: muitas pessoas ignoram e pulam esse passo tão importante na construção, levando a esse problema. É muito importante impermeabilizar lajes e fundações, pois isso faz com que a parede fique menos vulnerável a infiltração de água.
  • Ignorar causas externas: ações externas provocadas pela natureza contribuem diretamente para agravar problemas relacionados a infiltração. A exposição a variações climáticas, como muita chuva ou sol, podem ocasionar no desgaste dos materiais, criando rachaduras que funcionarão como porta de entrada para água. O excesso de água de chuva, além de causar infiltração nas paredes, pode também deixar o solo muito úmido, resultando em infiltração na base, ou seja, no piso, podendo assim danificar a estrutura.

Quais os danos causados pela infiltração

A infiltração pode causar vários danos no imóvel e na construção, podendo ser desencadeado por diversos fatores. Veja então, quais são os danos mais comuns:

  • Problemas na pintura: bolhas, manchas e tinta descascada são os problemas mais comuns e mais evidentes causados por infiltração e umidade, geralmente nas paredes e lajes. Mesmo quando recente, a infiltração pode causar um aspecto visual feio e um pouco tempo é possível observar o acabamento ir descolando e as estruturas acabarem se abalando. Com isso, além da má estética, o imóvel acaba se desvalorizando.
  • Trincas ou fissuras: elas podem aparecer em qualquer local, mas principalmente junto das bases das paredes e em formato vertical. Quando causadas por infiltrações, tornam-se ainda mais perigosas, pois a água se espalha mais rapidamente pela estrutura, aumentando o dano.
  • Alergias e outras enfermidades: um dos males que vem com a infiltração são as alergias e até mesmo agravamento de doenças como asma e bronquite. Isso porque a infiltração causa umidade resultando também em fungos e bactérias.
  • Corrosão da armadura do concreto: quando há infiltração ou falhas de impermeabilização, o concreto pode ser “lavado”. Isso expõe as armaduras, quando isso ocorre, a estrutura corre sérios riscos de perder a sua capacidade de resistência.

Como então prevenir infiltrações?

Muitas vezes esse problema surge de forma silenciosa, sem avisar e de um dia para o outro, pronto, aparece um pontinho de mofo ou uma bolha na sua pintura.

Em alguns casos infelizmente não dá para evitar, como por exemplo, se o problema vier do vizinho. Nestes casos, você só vai saber quando os sinais aparecerem. Mas há algumas providências de prevenção que você pode tomar, como por exemplo, usar sempre o impermeabilizante certo, destinado para cada espaço. Há vários tipos no mercado, então se certifique sobre melhor opção para o cômodo. Existem, por exemplo, impermeabilização rígida para paredes e pisos e flexível para lajes.

Para evitar a infiltração no piso, o contrapiso é muito importante, pois é ele que vai garantir a inclinação adequada para escoamento da água pelo sistema de drenagem.

Além de optar por um contrapiso com mistura impermeabilizante, também é bom verificar a elasticidade do material escolhido antes de aplicar, para evitar rachaduras ou estofamentos no futuro.

Outra forma eficaz de prevenção é a calafetação, que deve ser realizada em pias, banheiras, ralos e vasos sanitários com material de silicone.

Impermeabilização: a grande aliada contra infiltração

A primeira e melhor forma de se ver livre e longe de infiltrações é uma boa impermeabilização, visto que ela evita problemas de umidade, afasta o acúmulo de água e protege a edificação do local.

Para ficar ainda mais prevenido, você precisa ficar de olho em alguns detalhes que impactam na escolha da impermeabilização correta. Como por exemplo, existem no mercado métodos modernos de impermeabilização que podem ser aplicados diretamente sobre a superfície existente, sem quebrar nada. E em alguns locais exigem impermeabilização com materiais distintos, pois são localidades muito específicas, como telhados e vigas internas.

Além de que o custo com a impermeabilização durante a obra custa em torno de 3% do valor da obra, porém custos com o imóvel já habilitado ou entregue são infinitamente superiores a isso.

Percebeu o quanto as infiltrações podem ser extremamente prejudiciais para o seu imóvel?

Seja sua casa ou empresa, é importante estar sempre de olho e observar se há algo estranho para que você possa evitar e cuidar o mais rápido possível!

Esse foi o primeiro blog da Comercial Antônio Carvalho, todo mês traremos um artigo diferente para você ficar informado. Se você gostou, continue nos acompanhando e visite nosso site http://cacarvalho.com.br/

Fontes: https://blog.townsq.com.br/infiltracoes-e-impermeabilizacao-no-condominio/ https://fibersals.com.br/blog/infiltracao/ https://meulugar.quintoandar.com.br/infiltracao-tudo-que-voce-precisa-saber/

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho