Argamassas poliméricas: conheças suas aplicações e vantagens

Argamassas poliméricas: conheças suas aplicações e vantagens

As argamassas poliméricas são um material versátil e bastante durável que está conquistando cada vez mais os profissionais da construção civil. Sua utilização vem crescendo, principalmente, devido a suas propriedades impermeabilizantes, que garantem diversos benefícios para a durabilidade da obra.

Por isso, se você se interessa em saber mais sobre este material, suas aplicações, como ele beneficia os projetos de obra  e o processo de impermeabilização e como usar argamassa polimérica, continue com a gente lendo esse blog feito para você.

Entendendo o que são as argamassas poliméricas

Se você ainda não conhece o que é este material, nós vamos te explicar!

As argamassas poliméricas são feitas a partir de base cimentícia e possuem, em sua composição, polímeros, aditivos e minerais, que conferem ao produto características únicas, como impermeabilização, que garantem maior qualidade, resistência e durabilidade ao projeto. 

Sua primeira aplicação data da década de 70, mas foi só em 2011 que essa solução ganhou força no Brasil, demonstrando mais qualidade e um melhor custo-benefício em relação a outros materiais já conhecidos. É por estes e outros motivos que o seu uso vem crescendo no segmento e que os trabalhadores da construção a consideram uma opção melhor do que a argamassa convencional.

Além disso, atua dentro dos padrões da legislação brasileira, sendo normatizada pela ABNT 16590, parte 1 e 2, que regulamenta todos os requisitos relacionados a embalagem, equipamento e composição.

Características das argamassas poliméricas 

Este tipo de material possui algumas características próprias, que o diferem dos tipos comuns de argamassas:

  • É comercializada em estado pastoso e pronto (em massa);
  • Apresenta um baixo módulo de Young, ou seja, favorece o não aparecimento de trincas, rachaduras e falhas na etapa de alvenaria;
  • É submetida aos mesmos testes de qualidade das argamassas cimentícias, assim como ensaios, tanto para alvenaria quanto para revestimento de pisos e azulejos, por exemplo.

É importante ressaltar, ainda, que existem as bi-componente e mono-componente. No primeiro exemplo, este material contém polímeros, enquanto a mono-componente não possuem polímeros, mas sim cimento, areia e silicatos.

Elas também podem ser classificadas como sólida, resina líquida e cimentícia. A argamassa sólida e a cimentícia são materiais à base de cimento, agregados e água, utilizados para revestimento e reparos, e a última, pode conter aditivos e resinas adicionais. Já a resina líquida é um revestimento de polímeros que oferece proteção e acabamento. Cada material possui características específicas e é aplicado de acordo com as necessidades do projeto.

argamassas poliméricas

Principais vantagens da argamassa polimérica na construção civil

Você já viu que as argamassas poliméricas proporcionam diversas vantagens como resistência, durabilidade, alta performance, excelente custo-benefício e facilidade na aplicação.

Mas a verdade, é que as vantagens que esse material proporciona vão muito além das citadas assim. Se você tem dúvidas sobre para que serve a argamassa polimérica, confira aqui algumas das características que a torna uma das melhores escolhas para os projetos de construção civil. Conheça um pouco seus benefícios.

Resistência a fissuras e trincas 

Esse material possui uma alta capacidade de absorção de tensões, o que a torna resistente a fissuras e trincas. Essa é uma característica especialmente importante em estruturas expostas a movimentações do solo ou a variações de temperatura.

Alta aderência a diferentes substratos

As argamassas poliméricas possuem a capacidade de aderir eficientemente a diversos tipos de substratos, como concreto, alvenaria, cerâmica e metal. Isso garante que a fixação seja mais segura e duradora, assim como a vida útil do projeto.

Impermeabilidade

Esse tipo de argamassa também possui propriedades impermeáveis, impedindo a penetração de água e protegendo a estrutura contra danos causados pela umidade. Isso é particularmente importante em áreas expostas à água, como banheiros, cozinhas e áreas externas, por exemplo.

Rapidez na aplicação e cura

Em relação aos outros tipos de argamassa, a polimérica possui um tempo de aplicação e cura mais rápido, já que não necessita de maquinário ou outros tipos de equipamentos para auxiliar. Isso permite que os projetos sejam concluídos mais rapidamente, reduzindo o tempo de espera, diminuindo o tempo de execução do projeto e permitindo o uso do espaço o mais breve possível.

Durabilidade e resistência às intempéries: 

Devido aos polímeros e aditivos adicionados, ela é altamente durável e resistente a condições climáticas adversas, como chuva, sol intenso e variações de temperatura. Além disso, mantém suas propriedades ao longo do tempo, garantindo a longevidade e integridade das estruturas.

Versatilidade em aplicações internas e externas

A versatilidade é um ponto bastante positivo, já que permite que ela seja utilizada tanto em áreas internas quanto externas. Ela é adequada para revestimentos de pisos, paredes, fachadas, piscinas, entre outros, mas sua multifuncionalidade permite aplicação em diferentes ambientes e superfícies.

Rendimento

Um dos principais motivos de seu sucesso está no excelente custo-benefício. Ela possui um excelente rendimento, podendo cobrir grandes áreas sem perder suas características ou durabilidade. Além disso, ajudam na redução do custo com mão de obra, já que são bem fáceis e práticas de serem aplicadas.

E as desvantagens das argamassas poliméricas? 

Sim, apesar de ser um excelente material, com diversas aplicações, as argamassas poliméricas também possuem suas desvantagens, afinal, nem todo produto é indicado para todos os usos. Veja cada uma das desvantagens abaixo:

  • A aplicação do produto não exige maquinário ou equipamentos, mas requer habilidades e conhecimentos específicos, pois caso não seja aplicada corretamente, pode ter a aderência e durabilidade comprometidas. Ou seja, exige o uso de mão-de-obra qualificada.
  • Podem ter um custo mais alto em relação às argamassas convencionais. Em projetos maiores com grandes áreas a serem revestidas, esse fator pode causar um impacto financeiro maior.
  • Durante o processo de cura, as argamassas poliméricas possuem uma grande sensibilidade a temperaturas muito altas. Principalmente em climas mais quentes ou em áreas com exposição direta ao sol, é necessário tomar mais precauções para evitar o comprometimento da aderência e durabilidade.

Ainda assim, elas são um dos materiais mais vantajosos do mercado. O ideal é sempre se atentar às instruções do fabricante e verificar se esse é mesmo o melhor material para cada aplicação. Na CAC você encontra argamassas poliméricas e muitos outros produtos à pronta-entrega. Confira.

argamassas poliméricas

Onde utilizar as argamassas poliméricas? 

Como já visto anteriormente, esse produto é bastante versátil e perfeito para uma variedade de aplicações. Suas características impermeabilizantes proporcionam diversas vantagens em diversas fases da obra. Veja aqui alguns exemplos de onde é possível utilizar esse produto.

  • Revestimento de pisos: proporcionam uma superfície resistente, durável e de fácil limpeza. Podem ser aplicadas em áreas internas e externas, como salas comerciais, indústrias, garagens, varandas e calçadas.
  • Revestimento de paredes: oferecem um acabamento uniforme e resistente, podendo ser utilizadas em áreas internas e externas. São uma boa opção para embelezar paredes, protegê-las contra a ação do tempo e facilitar a limpeza.
  • Reparos estruturais: é eficaz para reparos estruturais em concreto, alvenaria e outros materiais de construção. Ela pode ser usada para corrigir fissuras, trincas, buracos e irregularidades em superfícies danificadas.
  • Impermeabilização: devido à sua propriedade impermeável são utilizadas para impermeabilizar áreas sujeitas à umidade, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e piscinas. Elas evitam a infiltração de água e contribuem para a durabilidade dessas estruturas.
  • Rejuntamento: são empregadas no rejuntamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos e pedras, proporcionando um acabamento estético e resistente. Elas ajudam a evitar a absorção de água e facilitam a limpeza das superfícies.
  • Revestimento de fachadas: protegem fachadas de edifícios contra a ação do tempo, umidade e poluição, podendo ser aplicadas como revestimento. Ainda oferecem resistência, durabilidade e contribuem para a estética do prédio.

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades de uso das argamassas poliméricas. É importante sempre verificar as especificações do fabricante e garantir que a argamassa seja adequada para a aplicação desejada, levando em consideração as condições e requisitos específicos de cada projeto. 

Como aplicar argamassas poliméricas na obra

A aplicação da argamassa polimérica é bem simples e não tem muito segredo, mas como dito anteriormente, requer alguns cuidados, atenção às instruções do fabricante e mão de obra especializada. Para te ajudar nesta tarefa, separamos aqui um passo a passo com dicas imprescindíveis na hora da aplicação.

1º passo – Preparação da superfície

Antes de qualquer aplicação, é necessário que a superfície que será impermeabilizada com as argamassas poliméricas esteja limpa e preparada para receber os produtos. Isso porque as impurezas podem deixar esta superfície instável e com risco de reação com os produtos adicionados.

Não faz sentido aplicar a impermeabilização com a superfície despreparada. Você pode utilizar uma espátula para limpar e regularizar a base.

2º passo – Preparação da argamassa

Na preparação, você deve seguir as instruções do fabricante no rótulo dos produtos e evitar acrescentar outros componentes à mistura, como água, por exemplo.

É recomendado que se utilize o misturador, responsável por promover maior homogeneidade. Misture por até 3 minutos, podendo utilizar a broca acoplável de madeira também. 

3º passo – Aplicação do impermeabilizante

Após a preparação da superfície e dos elementos que serão aplicados, é hora de começar a aplicar massa.

A massa deve ser aplicada em demãos cruzadas, garantindo uniformidade e evitando pontos diferentes na superfície. É muito importante ter em mente que a quantidade das demãos é especificada de acordo com as orientações do fabricante e com a necessidade de impermeabilização da superfície. Aplique camadas finas, construindo a espessura desejada gradualmente.

4º passo – Acebamento

Ao concluir a aplicação, é preciso ter cuidado redobrado com as juntas, rodapés e curvas, que são mais suscetíveis a falhas e falta dos produtos bem aplicados. Para certificar de que não haverão problemas, conte com a ajuda de uma tela de poliéster entre as demãos, para reforçar a impermeabilização e garantir o melhor acabamento.

5º passo – Cura

Respeite o tempo de cura indicado pelo fabricante e dê preferência para aplicar o produto em dias não tão quentes. Deixe a argamassa polimérica curar e secar completamente antes de aplicar qualquer revestimento adicional.

Dicas de cuidado e manutenção

Para garantir a durabilidade e a aparência estética da argamassa polimérica no seu projeto, é essencial adotar cuidados adequados e realizar a manutenção regular. Aqui estão algumas dicas importantes:

  • Limpe regularmente a superfície revestida com o produto, remova substância com uma vassoura macia. Evite usar materiais abrasivos.
  • Não utilize produtos de limpeza agressivos, como ácidos ou corrosivos. Opte por produtos neutros e formulados para superfícies delicadas.
  • Em caso de manchas ou derramamentos, limpe imediatamente com pano úmido e suave. Evite deixar essas substâncias por longos períodos na superfície.
  • Evite impactos e objetos pontiagudos que possam causar danos. Proteja móveis pesados com tapetes ou filtros.
  • Realize inspeções regularmente para identificar fissuras, trincas ou qualquer tipo de danos. Caso observe alguma irregularidade, providencie o reparo imediato para evitar problemas maiores.
  • Em áreas sujeitas a maior umidade ou exposição à água, como banheiros ou cozinhas, verifique regularmente o estado dos selantes utilizados nas juntas. Caso estejam desgastados ou danificados, remova-os e aplique um novo selante para garantir a vedação adequada.

Seguindo esses cuidados e realizando a manutenção regular, você poderá preservar a aparência e funcionalidade do seu projeto por um longo período. Consulte sempre as orientações do fabricante da argamassa utilizada para obter recomendações mais detalhadas sobre cuidados e manutenção.

Conte com a melhor distribuidora no mercado

Como você viu, motivos não faltam para as argamassas poliméricas terem conquistado tantos profissionais da área da indústria e construção civil.

Se você se interessou pelas argamassas poliméricas, na CAC tem esse e muitos outros produtos da principais marcas do mercado, como Viapol, Sika, Vedacit, Bautech e muitas outras. E o melhor, tudo à pronta-entrega.

Solicite um orçamento e conte com produtos da mais alta qualidade para a sua obra clicando aqui. Ah, não deixe de acompanhar nosso blog para conferir mais dicas e novidades da construção!

Este post tem um comentário

  1. Parede interna,com umidade subindo do piso, soltando a massa do reboco , criando bolhas.
    Quais os produtos usar.
    Informar tb o tipo de massa e tinta após a impermeabilização.
    Obrigado

Deixe um comentário

Fechar Menu
×
×

Carrinho